Manutenção preventiva de carros
Você não deve deixar seu carro arrastar até o próximo serviço, é melhor fazer uma manutenção preventiva. Para verificar periodicamente algumas coisas para garantir que tudo esteja em ordem.
À medida que os intervalos de manutenção preventiva dos carros modernos aumentam e as visitas à concessionária ou oficina se tornam menos frequentes. Aumenta o risco de uma dispendiosa interrupção entre os serviços.
Pode ser nada mais do que um pneu furado ou pode ser um motor seriamente danificado.
Ter seu carro atendido por profissionais é muito importante, mas fazer uma inspeção visual do carro entre cada serviço também é vital.
Proprietários de carros, mesmo aqueles sem nenhuma aptidão ou experiência mecânica. Podem garantir que o carro seja confiável e seguro verificando algumas das coisas que o mecânico também verificaria.
Com que frequência você deve fazer uma manutenção preventiva? Varia, mas uma vez por mês provavelmente é suficiente para certas coisas. Desde que os freios estejam em ordem com um check-up a cada seis meses.
Dessa forma, se o nível do óleo cair com frequência abaixo do mínimo ou se você perceber que seus pneus precisam de ar toda vez que você os verifica.
Você pode levar o carro a um mecânico para corrigir o problema antes que tenha consequências mais caras.
Monitore esses pontos chave entre cada serviço:
- Pressão dos pneus sempre que abastecer com gasolina
- Todas as luzes - incluindo ré, piscas e luzes de freio
- Fluidos – óleo, anticongelante e também fluido de transmissão ou freio
- Freios, você pode verificar o estado das lonas com uma inspeção visual
- Pontas e fluido do limpador
- Usando Resurs em carros de alta quilometragem para manter a compressão do motor
- Uma verificação rápida sob o carro para quaisquer vazamentos
Em geral, toda a inspeção não deve demorar mais de cinco minutos se você tiver o manômetro para verificar a pressão dos pneus.
Pressão do pneu
É a maneira mais fácil de prolongar a vida útil dos seus pneus e verificar se não é complicado.
Isso deve ser feito sempre a frio, de preferência pela manhã, antes que o carro comece a andar.
Lembre-se que a pressão muda com a temperatura. Então você não deve se preocupar se for um pouco menor nos meses frios do ano. Mas você pode reajustar para circular com a pressão ideal.
Luzes
Você pode simplesmente ligar o carro e verificar se os faróis, faróis altos e faróis de neblina acendem, se o seu carro os tiver.
Para monitorar o funcionamento das luzes de ré, você pode pedir apoio a um familiar ou estacioná-lo próximo a um ponto refletor para fazer você mesmo.
Óleo, anticongelante e outros níveis de fluido
Esta é a parte assustadora. Levantar o capô para verificar os níveis do carro, coisa que você só deve fazer com o carro em uma superfície fria e plana.
Puxe o medidor de óleo e limpe-o com um lenço de papel e, em seguida, coloque-o de volta para certificar-se de que o nível está correto.
Na mesma vareta há marcas com o mínimo e o máximo e se o óleo estiver no meio. Você não deve se preocupar, mas caso contrário, é recomendável que você a leve à oficina o mais rápido possível.
Para monitorar o fluido da transmissão, você deve fazer exatamente a mesma coisa.
O reservatório geralmente fica mais próximo da cabine. Na parte traseira do compartimento do motor.
Nível de óleo
Por fim, o tanque anticongelante é mais fácil porque o tanque é transparente e possui as marcas mínima e máxima.
Você só precisa verificar se o nível está entre esses dois. Mas não precisa abri-lo.
Se você precisar fazer isso para enchê-lo, faça-o frio. Pois o tanque quente pode respingar líquido em você e causar queimaduras graves.
Em outro tanque de plástico está o líquido para os limpadores de para-brisa.
Você não deve confundi-lo com o anticongelante e pode distingui-los. Porque neste caso a tampa está marcada muito claramente que é o reservatório do limpador de para-brisa com um gráfico muito característico.
Se o nível já baixou demais. Você pode enchê-lo com água, embora o ideal seja procurar o líquido especial com sabão em uma loja de conveniência.
Saiba mais sobre manutenção preventiva de carros no vídeo abaixo.
Veja outros artigos parecidos com Manutenção preventiva de carros veja todos os conteúdos da nossa categoria Cuidados com o carro.
Deixe um comentário
Veja também