10 Dicas para cuidar do motor do carro

Continua após a publicidade..

Abaixo, apresentamos 10 dicas que nos permitirão ter uma visão importante de como o motor do carro deve ser mantido corretamente, tudo com o objetivo de um melhor funcionamento.

Conteúdo deste artigo

Troque as velas e os fios

No motor do carro, os cabos vão do distribuidor até as velas de ignição para conduzir eletricidade. Eles geram uma faísca que acende a mistura de ar e gasolina na câmara de combustão.

O problema é que, se os fios parecerem velhos, o carro pode não dar partida ou, em muitos casos, o motor luta para entrar em combustão.

Continua após a publicidade..

Assim, trocando as velas de ignição e os cabos desgastados. Você estará permitindo que a eletricidade se mova sem nenhum problema.

Para saber com mais precisão, é preciso revisar o manual do nosso veículo.

Não acelere o motor do carro e pare

É verdade que os motores foram feitos para funcionar, mas funcionam muito melhor quando trabalham constantemente.

Continua após a publicidade..

Não é bom ter paradas e partidas constantes. Pois o motor se desgasta e, a médio prazo, você o faz perder o bom funcionamento.

O correto seria tentar manter uma velocidade constante para evitar esse desgaste. Mas você também pode se beneficiar de um melhor desempenho da sua gasolina.

Tente substituir o filtro de combustível do motor do carro

Muitos de nós não pensam no que está acontecendo com o filtro de combustível. Só abrimos os olhos quando um forte odor começa a ser liberado dentro do veículo que, obviamente, nos fala sobre problemas de gasolina.

Continua após a publicidade..

Este elemento vital é muitas vezes preenchido com partículas ou mesmo certas impurezas que afetam o motor do carro.

Se procedermos à troca do filtro, faremos com que o fluxo de combustível seja limpo. Além do fato de que o motor terá mais facilidade na queima de combustível.

Tente rastrear as luzes do painel interno

A maioria de nós só vê as luzes do nosso painel como algo que adorna o design do nosso veículo. Mas além disso, é extremamente importante que saibamos o que significa cada sinal.

Por exemplo, se a luz de verificação do motor aparecer, a luz da bateria, a pressão do óleo ou a temperatura do motor do caro.

Continua após a publicidade..

Se alguma dessas luzes acender. É melhor você levar seu carro imediatamente ao mecânico, assim você estará fazendo um favor ao seu motor.

Considere as bandas do motor do carro

Dicas para cuidar do motor do carro
foto: Freepik

Esta etapa está relacionada ao tipo de motor do carro que você possui. Ou seja, de acordo com o número de bandas que ele utiliza.

As correias cuidam de partes vitais do motor do carro, mas em cada veículo isso pode ser diferente. Por exemplo, a função pode variar. Pois as correias podem estar atuando como sistema de refrigeração, alternador ou mesmo ar condicionado.

O importante aqui não é saber para que serve cada um deles. Mas sim perceber se estão com uma aparência saudável, sem desgastes que apareçam como rachaduras.

Se este for o caso e não forem trocados no momento certo, podem quebrar e causar sérios danos ao motor. O chiado é muito frequente quando está prestes a sofrer seu maior desgaste.

Tente reabastecer o tanque de combustível antes que ele atinja o mínimo

Sempre fazemos as coisas quase sempre no final. Portanto, neste caso, é essencial adicionarmos gasolina antes que sua capacidade esteja no limite.

A questão é que a gasolina tem uma série de sedimentos que vão se depositando aos poucos e com o passar dos anos. Depois de encher o tanque várias vezes, eles se acumulam e vem o problema.

Ao funcionar com o mínimo de gasolina, o motor começa a sugar esses resíduos que finalmente causam danos internos.

Tente verificar se há vazamentos

Você não precisa ser um especialista para perceber que seu carro está vazando. Seja por causa do cheiro ou porque deixa o piso da garagem manchado.

Este último ocorre com muita frequência, esses vazamentos devem-se principalmente a óleo ou refrigeração do motor do carro.

O calor e a pressão intensos acabarão fazendo com que as mangueiras do motor falhem.

Tente ver se as mangueiras são velhas ou possuem ranhuras que indicam sinais de vazamento. Se sim e não tendo esses fluidos no nível adequado, o motor sofrerá desgaste e, posteriormente, danos.

Mantenha o motor com ventilação adequada

É necessário que nosso motor tenha ventilação adequada para um bom processo de combustão.

O filtro de ar é o que garante uma boa ventilação e evita a retenção de insetos, partículas ou poeira.

O mais adequado para manter os cuidados com o carro, seria trocá-lo regularmente, pois ele pode ficar saturado com todas essas impurezas.

Mantenha o sistema de refrigeração funcionando

Uma das melhores maneiras de evitar o superaquecimento do motor é tomar muito cuidado com a quantidade de líquido de arrefecimento. Que circula pelo motor quando o termostato determina que está quente.

Portanto, o nível no recipiente de refrigerador deve ser adequado.

Tente trocar o óleo regularmente

Este talvez seja um dos aspectos mais importantes para o cuidado do motor, pois a troca frequente do óleo permite uma boa lubrificação de suas peças.

Por outro lado, também evitará superaquecimento e desgaste. Muitas pessoas tiveram seu motor parado de funcionar e isso acabou levando a uma série de irregularidades.

Os períodos regulares para troca deste elemento vital podem variar de acordo com o tipo de motor (sintético ou mineral). Normalmente a cada 5 mil quilômetros, ou mesmo a cada 8 mil, é necessário trocá-lo.

Saiba mais sobre como cuidar do motor do carro no vídeo abaixo.

Veja outros artigos parecidos com 10 Dicas para cuidar do motor do carro veja todos os conteúdos da nossa categoria Cuidados com o carro.

Autocar

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *