Lançamento: Toyota GR Corolla 2023

Continua após a publicidade..

Sem mais teasers, rumores ou vazamentos, o Toyota GR Corolla 2023 está aqui. E é exatamente o que esperávamos: um GR Yaris maior de quatro portas que está chegando ao Brasil.

É construído na mesma fábrica e tem transmissão manual, tração nas quatro rodas e carroceria robusta. E ainda por cima, tem ainda mais potência.

O 1.6 turbo de três cilindros agora produz 300 cavalos de potência a 6.500 rpm. Um aumento de 32 cavalos em relação ao GR Yaris vendido em outros mercados.

O torque permanece o mesmo a 273 libras-pés disponíveis entre 3.000 e 5.500 rpm. De acordo com a Toyota. A potência extra vem em parte do escapamento valvulado de tubo triplo. Aparentemente é mais alto que o Yaris também.

Conteúdo deste artigo

Transmissão disponível

Há apenas uma transmissão disponível: uma manual de seis velocidades. E bem ao lado do câmbio há um freio de mão físico, perfeito para executar slides no estilo rally.

Potência passa da transmissão para um sistema de tração nas quatro rodas com divisão variável de torque.

Continua após a publicidade..

Como o GR Yaris. O modelo básico tem diferenciais abertos na frente e atrás, mas os diferenciais de deslizamento limitado estão disponíveis em um pacote de desempenho ou como padrão no Circuit Edition.

Tudo isso está alojado em um corpo Corolla muito mais robusto. Todas as versões recebem uma grade dianteira muito parecida com a do GR Yaris.

Os pára-lamas dianteiros são muito mais largos com aberturas laterais funcionais. E os pára-lamas traseiros incharam em proporções gloriosas na parte traseira de uma forma que evoca os clássicos hot hatches de alto desempenho como o Renault Clio V6.

Continua após a publicidade..

Conectando os para-lamas estão saias laterais largas com "GR FOUR" moldado. A traseira apresenta um grande spoiler e o escapamento de saída tripla mencionado acima.

O Circuit Edition ganha um toque extra com detalhes em preto brilhante. Um capô abaulado com aberturas e um teto de fibra de carbono forjado distinto sem pintura que parece criar uma tendência.

Dentro das caixas de roda mais largas estão rodas de 18 polegadas com pneus Michelin Pilot Sport 4 de 235 mm de largura.

Continua após a publicidade..

Chassi reforçado

Foto: Divulgação

O chassi foi reforçado com soldas adicionais e adesivos estruturais. E um capô e portas de alumínio ajudam a reduzir o peso.

Ainda assim, ser um carro maior com duas portas extras significa que o GR Corolla é mais corpulento que o GR Yaris.

O peso do freio é de 3.249 libras. Um pouco mais de 400 libras a mais que o primo de duas portas.

Suspensão

A suspensão é composta por suportes MacPherson na frente e um design multilink na traseira.

Continua após a publicidade..

Os freios dianteiros possuem pinças fixas de quatro pistões com rotores ventilados e ranhurados. Enquanto os freios traseiros possuem pinças fixas de dois pistões com rotores ventilados.

Versões do GR Corolla

Como mencionamos, existem duas versões do GR Corolla para o primeiro ano modelo.

A base é chamada de modelo Core e inclui bancos esportivos, detalhes internos em preto e cinza, pedais de alumínio, tela de instrumentos de 12,3 polegadas. Tela de infoentretenimento de 8 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto sem fio e um sistema de som de seis alto-falantes.

Recursos de segurança

Foto: Divulgação

Os recursos de segurança padrão incluem frenagem de emergência automática com detecção de pedestres. Controle de cruzeiro adaptativo, centralização de faixa, monitoramento de ponto cego, alerta de tráfego traseiro e faróis automáticos de máximos.

Além disso, o carro vem com uma associação de um ano à National Auto Sport Association. Além de um evento de direção de alto desempenho com instrução.

Disponíveis como opcionais estão o Performance Package com diferenciais de deslizamento limitado; um Pacote de Tecnologia com navegação, carregamento de telefone sem fio e sistema de som JBL com oito alto-falantes; e um pacote de clima frio com bancos e volante aquecidos.

Além das melhorias externas, ele vem com todos os recursos padrão e opcionais acima, além de obter um interior preto e vermelho, controle climático automático e um botão de mudança com a assinatura de "Morizo", também conhecido como Akio Toyoda.

Os preços para esse carro da Toyota serão anunciados ainda este ano, mais perto de quando o GR Corolla estiver à venda.

Saiba mais sobre o Toyota GR Corolla 2023

Veja outros artigos parecidos com Lançamento: Toyota GR Corolla 2023 veja todos os conteúdos da nossa categoria Toyota.

Autocar

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *