Segurança no trânsito: Visibilidade para conduzir com segurança

Continua após a publicidade..

A visibilidade desempenha um papel mais do que importante na segurança no transito. 90% das informações recebidas vêm através da visão, pois, portanto, ter uma boa visibilidade e observar melhor é fundamental para evitar acidentes.

Conteúdo deste artigo

Para-brisa e vidro

Em primeiro lugar, nossos para-brisas e as janelas de nossos carros são nossas lentes para o mundo exterior.

Através das quais podemos tomar consciência de coisas que acontecem além de nós e que podem se tornar um perigo para nós e nossos companheiros.

Continua após a publicidade..

Se temos um vidro quebrado ou sujo, é muito possível que existam muitos reflexos que não nos permitem observar corretamente.

Além de dirigir por muito tempo com vidro sujo faz com que o cérebro se acostume e sejam ignorados pelo os detalhes que acontecem em uma determinada área da nossa área de visão.

É por isso que é extremamente importante mantê-los em boas condições. Mas acima de tudo limpos. Para não reduzir a visão causada por sujeira ou umidade porque os limpadores não funcionam corretamente.

Continua após a publicidade..

Olhar para a distância

Assim como quando aprendemos a andar de bicicleta. Olhar para cima e para longe é muito importante para poder observar o ambiente com mais clareza e manter a segurança no transito.

Motoristas novos ou inexperientes focam tanto em tentar manter o carro na estrada. Que perdem a perspectiva do que está acontecendo ao seu redor.

Sem perceber que olhar de longe permite que eles mantenham a trajetória desejada sem a necessidade de fazer correções constantemente.

Continua após a publicidade..

Além disso, olhar à distância permite antecipar movimentos no tempo, caso uma situação de risco se aproxime.

Varreduras visuais

Agora, nem tudo depende da visão à distância. Pois o foco de nossa visão pode ser reduzido ao tamanho de uma moeda segurada na mão com o braço esticado à nossa frente

Mais conhecido como efeito túnel, por isso é também importante ver mais do ambiente.

Para fazer isso, varrer de um lado para o outro, de perto e de longe. Nos permitirá observar o ambiente de tempos em tempos e perceber se algo estranho está acontecendo e se pode nos afetar.

Continua após a publicidade..

Visão periférica

Tudo o que conseguimos ver “ pelo canto dos olhos ” quando estamos dirigindo é o que chamamos de visão periférica e pode ser capaz de reconhecer objetos ou o que está acontecendo com eles.

Mesmo que não estejam dentro do nosso campo de visão focal.

O campo de visão normalmente cobre cerca de 120 graus. Mas com a visão periférica é possível distinguir o que está acontecendo até 180 graus. E consegue chamar nossa atenção a tal ponto que viramos a cabeça para ter maior certeza.

É uma habilidade que pode ser treinada e geralmente é mais desenvolvida em pessoas que praticam um esporte coletivo e deve-se levar em conta que quanto maior a velocidade, menos visão periférica eles têm.

Também é aconselhável ver, tanto quanto possível, pelas janelas dos carros que estão à nossa frente, para antecipar situações de risco que ainda estão por vir.

Você vai para onde você olha

Uma das primeiras lições ao aprender a dirigir nos diz que, instintivamente, tendemos a nos mover exatamente para onde estamos olhando.,

Por isso é muito importante colocar as mãos nas laterais do volante e saber intuitivamente para onde as rodas estão apontando.

Ao dirigir em ritmo de rodovia, é muito importante olhar para as curvas onde queremos ir. Pois será mais fácil fazer o trabalho necessário para nos levar aonde queremos.

No entanto, também pode ser arriscado, pois quando nos encontramos em uma situação de risco. Por exemplo, um carro que cruza nosso caminho, pode nos levar diretamente a atingi-lo.

Por isso é extremamente importante manter a cabeça fria e tentar direcionar a vista e, portanto, nosso carro, para as rotas de fuga disponíveis.

Pontos cegos

Embora grande parte dos carros modernos tenha sistemas que nos permitem reduzir o risco de pontos cegos do nosso carro.

Devemos sempre ter em mente que nem tudo o que podemos ver nos retrovisores laterais representa o que está em nosso ambiente.

Antes de fazer qualquer movimento entre faixas ou ao fazer uma curva, certifique-se de que não temos carro, moto ou ciclista nos pontos que não podemos ver.

Veja outros artigos parecidos com Segurança no trânsito: Visibilidade para conduzir com segurança veja todos os conteúdos da nossa categoria Segurança.

Autocar

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *