Dirigir na chuva: Aprenda a dirigir com segurança
Veja a seguir cinco dicas infalíveis para dirigir na chuva e estar preparado para as estradas molhadas à frente.
Dirigir no período chuvoso é perigoso e sabemos que dirigir em nossas ruas e rodovias é mais complicado. Porque na maioria dos casos elas estarão cheias de água, buracos e serão escorregadias e perigosas.
Veja também:
É por isso que lhe daremos várias recomendações para que você possa preparar seu carro e modificar seus maus hábitos de direção.
como dirigir na chuva
Se for dirigir na chuva, o recomendável é 50 km/h, e 10m a mais de distância.
Poucos realmente entendem que você deve dirigir de acordo com as condições climáticas predominantes. Especialmente quando elas podem reduzir a aderência dos pneus e reduzir a visibilidade.
Em pavimento molhado, há menos aderência, portanto, parar na frenagem ou fazer curvas tem menos precisão.
Isso significa que, por exemplo, apenas a 50 km/h a distância pode aumentar até 10m e isso com os pneus em boas condições, na pressão correta. Some seu tempo de reação e você pode imaginar os resultados.
Normalmente são necessários cerca de 25m a partir de 50 km/h, 45m a 100 km/h que podem ser aumentados para quase 100 em piso molhado. Você tem números.
As poças estão presentes e isso causa a famosa aquaplanagem. Que é quando o desenho do pneu não consegue evacuar toda a água que se encontra. E em palavras simples ele flutua perdendo aderência e consequentemente direção.
Visibilidade
Verifique o estado das canetas de limpeza. Após as estações quentes e frias, as borrachas podem se deteriorar, ressecar e rachar, perdendo eficácia.
Então você não terá boa visibilidade no seu para-brisa e se somarmos os aumentos nas distâncias de reação do carro. Você pode ter uma surpresa desagradável.
Além disso, a visibilidade é perdida à distância, podendo ser reduzida em até 80% em determinadas condições.
Da mesma forma verifique suas luzes, ao dirigir na chuva é prudente acender os faróis, mas não para ver. Mas para ser visto e se tivermos falhas nestas, aumentamos o risco. Verifique alto, baixo, ré, freios e direções.
Pneus para dirigir na chuva
Como já mencionamos, pneus com pressão errada podem afetar o desempenho em piso molhado e se o padrão já estiver desgastado.
Eles serão menos eficazes na evacuação de água, você perderá aderência, capacidade de frenagem e direção.
É uma das situações mais sérias e complicadas de resolver, mas é evitável se cuidarmos dos pneus e da velocidade.
Praticamente todos os pneus hoje em dia possuem uma linha interna no desenho para saber se cumprirão sua tarefa de evacuação.
Tempo acima de tudo
E esse ponto tem mais a ver com os seus hábitos de condução, pois com as chuvas o trânsito aumenta, os semáforos quebram, as ruas ficam alagadas.
Leve o seu tempo para se mover, sempre pegue as opções de rota e coloque na cabeça para chegar são e salvo, pois ir com pressa aumenta o risco.
Nesses tempos, os acidentes aumentam por falta de precaução. As ligações para os corretores de seguros aumentam e os tempos de espera aumentam.
Então é melhor ter calma, você sempre chegará antes se tiver que ligar para o seguro.
kit de segurança
Por último, mas não menos importante, confira o kit de ferramentas do seu carro.
Verifique se o estepe está com a pressão correta, se tem gato, chaves, dados de segurança, refletores e ainda adicione luvas de isca, guarda-chuva e capa de chuva.
Não é nem uma má ideia adicionar uma bateria extra para dar partida no motor com a bateria (com a chuva os terminais podem molhar e falhar). Que também pode servir de backup para o seu telefone caso o carro pare e você esteja pilha curta.
Aprenda mais sobre como dirigir na chuva no vídeo abaixo.
Veja outros artigos parecidos com Dirigir na chuva: Aprenda a dirigir com segurança veja todos os conteúdos da nossa categoria Segurança.
Deixe um comentário
Veja também