Pneus de carros: aprenda a escolher pneus novos
Os pneus de carros, são parte fundamental do carro que, assim como o sistema de freios. Intervém diretamente na segurança dos passageiros.
Saiba como escolhe-los adequadamente, e manter o cuidado com seu carro.
Por esse motivo, eles informam em ordem os principais erros que os usuários cometem ao selecionar os pneus para seu veículo.
Selecione o tamanho errado
O maior erro que um usuário pode cometer é usar o tamanho errado do pneu.
Os motoristas devem consultar a etiqueta na lateral da porta ou na tampa do tanque de gasolina para o tamanho de pneu recomendado para suportar o peso e proporcionar um ótimo desempenho do veículo.
Veja também:
Portanto, o recomendável é sempre a substituição dos pneus pelo mesmo tamanho fornecido pelo fabricante do equipamento original.
Use pneus mais largos
Aumentar a largura do pneu implica em maior superfície de contato com o solo e maior peso. O que, a longo prazo, pode causar desgaste prematuro das peças da suspensão, além de aumentar o consumo de combustível.
Escolha pneus mais altos
Ao modificar os pneus em relação à altura, o que seria afetado é o centro de gravidade e a estabilidade do carro.
Mesmo a mudança de tamanho e tipo de pneus pode causar mau funcionamento do velocímetro e hidrômetro. Resultando em uma leitura errônea do desempenho do veículo.
Viajar com excesso de carga
Os pneus do veículo suportam uma carga máxima e ultrapassá-la pode resultar em uma sobrecarga para o pneu e aumentar o atrito que eles têm com o solo.
Acelerando seu desgaste; é por isso que é importante nunca exceder as especificações de carga.
Pneus velhos
Os motoristas geralmente não consideram o envelhecimento dos pneus; no entanto, é recomendável verificar se eles não têm mais de cinco anos para garantir que estejam em ótimas condições.
Para identificar a idade do pneu, é necessário localizar um código alfanumérico em sua lateral, em que os quatro últimos dígitos correspondem à data de fabricação do pneu.
Dicas simples para prolongar a vida útil dos seus pneus
Os pneus são um dos componentes mais importantes, e também caros, dos nossos carros; veja a seguir dicas básicas para prolongar sua vida útil.
Os pneus são o único contato que o nosso carro tem com o solo. Sendo também um componente de segurança muito importante ao volante.
Bons pneus de carros garantem respostas previsíveis, boa tração e distâncias de parada mais curtas, mas, como tal, não são baratos.
Área de contato
O contato do pneu com o solo é do mesmo tamanho da palma da mão de um adulto. Se o pneu estiver com pressão insuficiente ou excessiva. Essa área muda e, portanto, a resposta do carro fica comprometida e também a vida útil do pneu.
Verifique a pressão a cada duas semanas com os pneus de carros frios e sem dirigir.
Com uma pressão muito alta. A temperatura aumenta e a vida útil é reduzida, além de alterar a superfície de contato e gerar desgaste irregular.
Uma pressão muito baixa também altera a superfície. Deixando a carga do pneu nas laterais do piso e produzindo um desgaste irregular que o forçará a trocá-los com mais frequência.
Seus hábitos de condução influenciam muito
Aceleração repentina, frenagem abrupta e curvas em alta velocidade. Todos esses hábitos desperdiçam gasolina. Mas também aumentam a temperatura dos pneus e, portanto, aumentam o desgaste do composto.
Ou seja, evite-os se quiser que seus pneus de carros durem mais.
Fique de olho no desgaste da banda de rodagem do seu carro, pois se notar um desgaste irregular. Pode ser necessário ter o carro alinhado para evitar trocar os pneus com tanta frequência.
Rotação
Os pneus de carros dianteiros, sempre tendem a se desgastar mais rápido que os traseiros e é normal. O eixo dianteiro costuma carregar mais peso que o traseiro porque na maioria dos carros é onde o motor é montado.
É importante fazer o rodízio dos pneus a cada manutenção. Passando os pneus dianteiros para os traseiros e vice-versa para que o desgaste dos quatro pneus seja regular.
Aprenda a escolher pneus de carros corretamente no vídeo abaixo.
Veja outros artigos parecidos com Pneus de carros: aprenda a escolher pneus novos veja todos os conteúdos da nossa categoria Pneu.
Deixe um comentário
Veja também