Como trocar pneu de carro
Aprender como trocar pneu de carro pode parecer bastante difícil, mas a realidade é que, com o conhecimento certo, é uma das coisas mais fáceis de fazer em questões automotivas.
Você provavelmente não tem isso em mente. Mas ninguém está isento de sofrer um incidente desse. E a realidade é que se você não souber como trocar pneu de carro, pode levar muito tempo desnecessário.
Mesmo que ainda não tenha acontecido com você. O recomendável é que você tenha o conhecimento básico para saber como trocar pneu de carro.
Veja Também:
Cerca de 92% dos motoristas masculinos e femininos não sabem como trocar pneu de carro.
O número é lamentável, já que tempo e dinheiro desnecessários são gastos para uma ação verdadeiramente simples.
Como trocar pneu de carro com segurança
É a primeira coisa que você deve sabe depois de perceber que seu pneu está baixo.
Dirigir alguns metros até conseguir encostar em um local que considere seguro e que de preferência não tenha inclinação. Pois é mais fácil e seguro trocar o pneu em uma superfície plana.
Use os piscas do carro para alertar os outros motoristas e coloque os triângulos de segurança em seu carro a aproximadamente 25 metros de distância. Em estradas de baixa velocidade e a 50 metros de distância se estiver em uma rodovia com limite de velocidade superior a 100 km/h.
Também é altamente recomendável que você estacione em uma superfície antiderrapante. Ou seja, procure que seja pavimento e não mármore ou algum tipo de pedra que possa reduzir o atrito entre o piso e o gato.
Coloque freio de mão e velocidade
Ao sair do carro e antes de iniciar o processo, não se esqueça de acionar o freio de estacionamento para garantir que ele não se mova enquanto você troca o pneu, o que seria muito perigoso.
Se o seu carro tiver câmbio automático, coloque a alavanca na posição 'P' e se for manual, é melhor engatar a primeira marcha. Ambos funcionam como um seguro adicional ao freio de mão.
Coloque o macaco no lugar certo
Dependendo do carro, existem locais específicos onde os macacos são colocados.
Digamos que cada macaco seja criado para poder levantar um determinado carro.
Caso não encontre o ponto, procure no seu manual ou procure uma seção de aço que não lhe cause problemas ao suportar o peso.
Levante o veículo em uma superfície plana. É importante que você faça essa ação sem nenhum tipo de inclinação. Pois caso contrário o carro pode cair devido à gravidade.
Você tem que levantar o carro até que seu pneu saia do chão e você possa começar a trabalhar nele.
Coloque o pneu sob o carro
Essa é uma dica pouco conhecida por alguns, mas que pode ser extremamente útil para você.
Depois de remover o pneu danificado, coloque-o embaixo do carro, atrás do disco de freio, na área onde estão localizados os braços da suspensão.
Pois assim, caso o macaco não suporte o peso, o carro cairá sobre o aro e não vai diretamente para o chão.
Isso tornará muito mais fácil recuperá-lo e você também poderá evitar altos custos para reparos de suspensão e sistema de freio causados por danos causados por impacto.
Aperte bem e conheça o seu pneu
Com o carro parado, é hora de apertar os parafusos com a nossa chave e dar a força necessária para não ter problema depois.
Aperte os parafusos com o carro no chão. Depois de apertar os pinos com o macaco no lugar e o pneu no ar, abaixe o carro, remova o macaco e reaperte pino por pino com o carro já no chão para maior segurança ao dar a partida novamente.
Sempre carregue um parafuso de segurança e uma ferramenta
Por fim, verifique se você sempre carrega a ferramenta certa para poder trocar um pneu, se necessário.
Você deve ter, no mínimo, triângulos de segurança, um estepe inflado sem vazamentos, um macaco, uma chave cruzada e um parafuso de segurança se seu carro estiver equipado com ele.
Caso contrário, você não poderá trocar seu pneu rapidamente e, em uma situação imprevista, levará mais tempo para chegar ao seu destino.
Aprenda a trocar penu de carro no vídeo abaixo.
Veja outros artigos parecidos com Como trocar pneu de carro veja todos os conteúdos da nossa categoria Cuidados com o carro.
Deixe um comentário
Veja também