Volkswagen preserva a essência GTI nos carros elétricos
A chegada da eletrificação não impedirá a Volkswagen de continuar com a tradição de produzir versões esportivas para seus principais modelos. Prova disso é que a icônica sigla GTI, historicamente usada por veículos voltados para performance, seguirá viva nos próximos anos e passará a ser usada pelos elétricos da marca.
Para tanto, a sigla será modificada e ganhará novo logotipo. Imagem da nova versão foi registrada recentemente no Escritório Alemão de Patentes e Marcas. Na foto, é possível notar que as letras GT (Grand Tourer) serão mantidas, mas o I (injeção) será substituído pelo desenho de um raio, para fazer referência à eletrificação.
Atualmente, a Volkswagen usa a sigla GTD para versões esportivas a diesel, GTE para híbridos plug-in e GTX para modelos totalmente elétricos, além do próprio GTI apenas para carros a gasolina. Além disso, há o emblema R reservado para modelos de desempenho ainda mais aguçado. Até 2030, a marca diz que se tornará totalmente elétrica, o que explica a chegada da nova sigla ao portfólio.
CEO da VW afirma que nomes Golf e GTI são icônicos
Em ocasião recente, o CEO da VW, Thomas Schäfer, descreveu os nomes Golf e GTI como icônicos. “Seria uma loucura deixá-los morrer e escapar”, disse. Além disso, fontes internas afirmam que executivos estão considerando deixar de lado a sigla GTX e substituí-la pela GTI remodelada. Isso explica os planos para renovação do emblema e adequação para uso em trens de força eletrificados.
Novos modelos adotando a sigla GTI
Entre os modelos mais cotados para adotar a nova sigla GTI, destaque para o ID.2. O modelo será produzido sobre a plataforma MEB Entry e, contrário do ID.3, terá motor elétrico montado na frente. O arranjo é considerado mais adequado para a proposta esportiva da sigla. A conferir.
Veja outros artigos parecidos com Volkswagen preserva a essência GTI nos carros elétricos veja todos os conteúdos da nossa categoria Notícias.
Deixe um comentário
Veja também