Tesla Model S: O retorno do sedã elétrico
O Tesla Model S está de volta e melhor do que nunca - se você puder perdoar o fato de que agora é apenas para volante à esquerda. E na verdade, dada a quantidade de tecnologia e sistemas de assistência ao motorista a bordo, isso é mais fácil de fazer do que você imagina. Escolher o Plaid será um truque provocativo para algumas pessoas, mas há mais no modelo principal da marca do que apenas velocidade em linha reta. A Tesla ainda define o padrão quando se trata de tecnologia interior, e a qualidade da cabine é muito melhor em relação aos primeiros carros. Escolheríamos o Plaid em vez de um Porsche? Muito provavelmente.
Model S de volta ao Reino Unido
Já se passaram quase três anos desde que a Tesla entregou pela última vez um Model S no Reino Unido. Parece uma eternidade, e as partes interessadas foram solicitadas a fazer um depósito sem promessa de quando (ou mesmo se) seu carro chegaria.
Mas o Model S finalmente está de volta em nossas listas de preços com uma pequena ressalva: agora é apenas para volante à esquerda. A Tesla sabe que isso pode afastar algumas pessoas e ofereceu aos depositantes mencionados acima um reembolso completo - ou um desconto em um Model 3, caso eles não queiram prosseguir.
Aqueles que não se importam de dirigir à esquerda - e se você continuar lendo, discutiremos algumas razões pelas quais você não deveria se importar - têm duas opções de carro: o Model S "padrão" com 661 cv e o topo de linha Plaid com três motores.
O desempenho incrível do Plaid
O Plaid é reconhecível por sua carroceria sutilmente atualizada, difusor traseiro, spoiler de fibra de carbono na tampa do porta-malas e distintivas insígnias. Nosso carro também possuía as rodas opcionais de 21 polegadas "Arachnid" da Tesla, calçadas com pneus superaderentes Michelin Pilot Sport 4S. Tão aderentes, na verdade, que ao se mover pela cidade em um dia quente, você pode ouvir a borracha grudando na estrada enquanto se arrasta no trânsito.
Mas não é apenas em baixas velocidades que o Plaid continua firmemente grudado no asfalto. Encontre um trecho aberto de estrada - reta, sinuosa ou qualquer outra - e este Model S revisado simplesmente se recusa a perder aderência, independentemente da quantidade de potência que você aplique.
Potência é algo que o Plaid tem de sobra. Se o carro "padrão" já parece rápido, o topo de linha está em um nível acima. Com 1.006 cv, nenhum carro de produção atual acelera mais rápido; segundo a Tesla, ele atinge de 0 a 60 mph em menos de dois segundos.
Com um toque rápido no pedal direito, você pode acreditar completamente nisso. No entanto, a arrancada não é quando este Model S parece mais rápido; ver o tráfego mais lento desaparecer no espelho retrovisor, ao descer uma rampa de rodovia ou passar por uma placa de limite de velocidade, torna-se um passatempo bastante viciante.
Tudo isso graças aos incríveis 1.420 Nm de torque. Disponível instantaneamente, até mesmo ultrapassagens parciais garantem que um McLaren pareça lento. Se alguma coisa, isso torna você preguiçoso. Não há necessidade de planejar; você vê um espaço e o aproveita. Simples assim.
Desempenho nas curvas e qualidade da cabine
Até mesmo nas curvas, esse carro mantém a compostura; afinal, ele é detentor de um recorde em Nurburgring. Há muito pouca rolagem da carroceria, e embora a direção seja quase completamente carente de sensibilidade, essa aderência significa que tudo o que você precisa fazer é apontá-lo na direção certa e segurar. Os assentos que não dão suporte são o ponto negativo - algumas curvas rápidas e você entenderá instantaneamente por que o carro usado para esse tempo recorde, superando o Porsche Taycan, foi equipado com um banco concha envolvente.
Veja outros artigos parecidos com Tesla Model S: O retorno do sedã elétrico veja todos os conteúdos da nossa categoria Notícias.
Veja também