Volkswagen cria plataforma de recarga rápida: carros elétricos carregados em 12 minutos

Continua após a publicidade..

A Volkswagen está acelerando seu progresso na transição para veículos elétricos, reafirmando seu compromisso de lançar a plataforma elétrica Scalable Systems Platform (SSP) até 2026, contrariando especulações anteriores sobre um possível atraso para 2028 ou 2029.

Conteúdo deste artigo

Nova plataforma SSP para carros elétricos

Durante uma reunião com investidores nesta semana, o CEO do Grupo Volkswagen, Oliver Blume, revelou que a nova plataforma SSP será capaz de acomodar uma ampla variedade de carros elétricos, desde modelos urbanos até veículos com mais de 1.700 cv de potência.

O principal objetivo da nova plataforma SSP é otimizar a produção de veículos elétricos e reduzir os custos para as marcas do Grupo Volkswagen. Essa arquitetura será aplicada a 40 milhões de veículos, o que resultará em uma significativa redução no preço final dos carros elétricos.

Continua após a publicidade..

Lucratividade e paridade de margem

Blume afirmou que "a maioria" dos veículos baseados na plataforma SSP alcançará a paridade de margem de lucro em relação aos carros de combustão interna, em comparação com apenas "alguns" na atual plataforma de carros elétricos MEB.

Segundo o executivo, as arquiteturas representam até 75% dos custos de materiais de produção de um carro elétrico a bateria, enquanto para um veículo a combustão interna, esse valor é de apenas 10%.

Bateria unificada e desempenho aprimorado

Um dos componentes em comum para os carros elétricos baseados na plataforma SSP será a célula de bateria "unificada". A Volkswagen planeja aumentar a produção dessa célula em suas futuras fábricas, abrangendo uma variedade de opções de composições químicas para atender às diferentes necessidades dos veículos.

Continua após a publicidade..

A plataforma SSP também apresentará uma arquitetura elétrica de alto desempenho, permitindo um tempo de carregamento reduzido de 10% a 80% em média, em comparação com os atuais modelos MEB, que levam cerca de 35 minutos.

Distribuição das competências de desenvolvimento

As competências de desenvolvimento serão distribuídas entre as marcas do Grupo Volkswagen. A Volkswagen será responsável pelos componentes dos carros elétricos urbanos, que também serão utilizados pelas marcas Cupra, Skoda e Audi. A Audi desenvolverá os componentes para veículos de médio porte, enquanto a Porsche liderará o desenvolvimento dos componentes para seus próprios modelos elétricos, além de Audi, Bentley e Lamborghini.

Redução de custos e outras plataformas

No geral, a plataforma SSP permitirá uma redução de custos de 30% em comparação com a plataforma MEB atual. No entanto, enquanto aguarda a estreia da SSP, a Volkswagen também possui outras cartas na manga: a plataforma MEB+, que trará avanços significativos, como redução no tempo de carregamento, e a plataforma PPE mais avançada, utilizada pelas marcas premium Audi e Porsche.

Continua após a publicidade..

Veja outros artigos parecidos com Volkswagen cria plataforma de recarga rápida: carros elétricos carregados em 12 minutos veja todos os conteúdos da nossa categoria Notícias.

AutoCar

Veja também