Macan EV: Novidades sobre o novo modelo elétrico da Porsche

Continua após a publicidade..

Já vimos o Macan EV sendo testado várias vezes antes, mas agora temos uma imagem oficial de teaser mostrando o design do carro. O esboço foi revelado ao lado de um conceito de barco elétrico que utiliza a mesma motorização do Macan EV.

Conteúdo deste artigo

Design impressionante

A imagem destaca vários detalhes de design que esperávamos ver no novo Macan EV. Na parte traseira, há uma barra de luz LED em toda a largura e o conjunto de faróis arredondados é semelhante ao do Macan atual. O perfil é mais esportivo que o do Macan a combustão, proporcionando uma postura mais esportiva.

Desempenho esportivo

Jörg Kerner, Vice-Presidente de Linha de Produtos do Macan, falou sobre o Macan EV: "Com o Macan totalmente elétrico, queremos oferecer o modelo mais esportivo em seu segmento.

Continua após a publicidade..

Para alcançar isso, o Macan EV será um dos primeiros carros a utilizar a nova arquitetura PPE do Grupo VW. Engenheiros sêniores do projeto Macan EV disseram à Auto Express que a adoção de uma plataforma totalmente nova, a mais recente configuração PPE do Grupo Volkswagen, permitirá que o Macan apresente não apenas recursos elétricos de 800V, mas também ajustes significativos no chassi que farão com que o Macan tenha "a inconfundível sensação de um Porsche".

Tecnologia avançada

Nossas últimas imagens de espionagem mostram faróis arredondados no estilo característico da Porsche, com luzes de neblina inferiores integradas nas entradas de ar laterais do para-choque. Nas laterais, há uma superfície lisa e descomplicada, com para-lamas de plástico e uma tampa de carregamento localizada acima da roda traseira.

Debaixo do veículo, veremos as versões mais avançadas do Porsche Active Suspension Management, com amortecedores de dois estágios sendo utilizados pela primeira vez em qualquer um dos carros da montadora, sejam elétricos ou de combustão. "Isso nos permite ter uma maior variedade de configurações", disse Dominik Hartmann, engenheiro-chefe do chassi do carro. "Você sentirá uma diferença maior entre todos os modos do PASM".

Continua após a publicidade..

A suspensão será disponibilizada com molas de aço e suspensão a ar, com um layout de braço duplo na frente e um conjunto de multilink na traseira. O carro será capaz de distribuir seu torque da frente para trás - na verdade, ele rodará na maior parte do tempo no modo de tração traseira, com o motor dianteiro desconectado, como nos últimos Taycans - e um diferencial traseiro eletrônico permitirá a transferência de torque lateral nessa parte do veículo, melhorando a agilidade. Haverá também direção traseira, com até cinco graus de ângulo para auxiliar na manobrabilidade e estabilidade, e uma distribuição de peso frontal/traseira revisada de 48/52 convenceu a Porsche a aumentar a diferença de largura entre os pneus dianteiros e traseiros. Serão oferecidos tamanhos de roda de até 22 polegadas.

Desempenho eletrizante

O Macan apresentará uma bateria baseada em células prismáticas com capacidade de cerca de 100 kWh e será capaz de carregar mais rapidamente do que o Taycan, com uma potência de carregamento suficiente para recarregar de 5% a 80% da capacidade em apenas 25 minutos. A potência total do sistema a partir dos dois motores é de mais de 600 cv, com mais de 1.000 Nm de torque.

O sistema de bateria também apresentará um inversor especial projetado para aumentar ligeiramente a taxa de carregamento quando conectado a carregadores de 400V mais lentos. O sistema - semelhante à tecnologia presente em alguns smartphones - dividirá os 12 módulos de bateria em dois pacotes de 400V quando perceber que foi conectado a um carregador operando nessa taxa. Ele nivelará a carga entre as "duas metades" e alimentará ambas simultaneamente para reduzir um pouco o tempo total de carregamento.

Continua após a publicidade..

Veja outros artigos parecidos com Macan EV: Novidades sobre o novo modelo elétrico da Porsche veja todos os conteúdos da nossa categoria Notícias.

AutoCar

Veja também