Como escolher pneu para moto

O pneu é um item muito importante para qualquer veículo. Mas, você sabe Como escolher pneu para moto? Considerado como um item de segurança, saber escolher o modelo correto para sua moto é fundamental.

Apesar de muito importante, nem todo mundo sabe como escolher pneu para moto. 

Para escolher o modelo de pneu mais adequado para a sua motocicleta é preciso ficar atento a alguns detalhes.

A seguir iremos enumerar os principais pontos a serem observados na hora de escolher um pneu para moto.

Conteúdo deste artigo

Tamanho do aro

Saber qual o tamanho do aro é importante, pois nem todas as motos têm o mesmo aro. 

Ao contrário dos carros que possuem os pneus todos do mesmo tamanho, as motocicletas não compartilham dessa característica. Motos costumam ter o aro dianteiro menor que o aro traseiro.

O aro traseiro das motos possuem uma dimensão maior porque é ele que recebe a maior carga de peso. Além disso, o pneu traseiro é quem costuma dar estabilidade à moto. 

Dimensão do pneu

Ficar atento às medidas do pneu é uma dica muito importante. Comprar o pneu na medida correta pode fazer muita diferença na condução da motocicleta.

Comprar o pneu na medida correta pode evitar vários problemas durante a condução do veículo. 

As dimensões do pneu podem interferir desde a estabilidade da moto até no consumo de combustível. Por isso é tão importante escolher corretamente as medidas do pneu. 

Tipo de terreno

Saber qual o tipo de terreno que você irá rodar faz muita diferença na hora da escolha. Para cada tipo de terreno há um tipo de pneu específico.

Pneus para terrenos off road, normalmente possuem travas maiores que se agarram melhor ao solo. Assim proporcionam maior tração entre o pneu e o solo.

Já pneus on road e street são projetados para utilizar em pistas asfaltadas. Esse tipo de pneu costuma ter sulcos mais profundos o que auxilia na drenagem de água, dando mais estabilidade em pistas molhadas.

A marca do pneu

Por se tratar de um item de segurança, não podemos utilizar qualquer pneu para rodar em nossas motocicletas. É essencial que ao trocá-los escolhamos pneus de excelente qualidade.

Existem muitas fabricantes no mercado, algumas mais conhecidas, outras nem tanto. Nessa hora é interessante se voltar para marcas mais conhecidas e conceituadas no mercado.

Isso se deve ao longo tempo de mercado que essas marcas possuem. Por conta disso tendem a passar mais confiança em relação à qualidade do produto.

Escolha do pneu de moto

Depois dessas dicas espero que tenha aprendido como escolher pneu para moto. Essas simples dicas podem lhe auxiliar a fazer uma escolha mais consciente na hora de comprar o pneu da sua moto.

Mas saber escolher um bom pneu, não é suficiente. Saber como cuidar dele para aumentar sua durabilidade também é importante.

Cuidados com o pneu da moto

Além de saber como escolher pneu para moto, é importante saber como cuidar dele para que sua durabilidade aumente. 

Algumas dicas bem simples podem fazer seu pneu durar muito mais, veja a seguir algumas delas.

  • Ande sempre com os pneus calibrados, isso diminui o desgaste e aumenta a economia de combustível. 
  • Evite comprar pneus remold. Eles não possuem nem de longe a mesma qualidade do pneu original.
  • Se enforme sobre o seu pneu, se ele utiliza câmara de ar ou não.
  • Compre modelos de pneu compatíveis com a sua moto.

Dicas como estas podem parecer bobas mas quando colocadas em prática podem fazer a vida útil do seu pneu aumentar consideravelmente.

Veja outros artigos parecidos com Como escolher pneu para moto veja todos os conteúdos da nossa categoria Pneu.

Autocar

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *