VW Tayron: A Próxima Geração Global que Substituirá o Tiguan Allspace

Continua após a publicidade..

A Volkswagen confirmou que a segunda geração do Tayron, um SUV vendido na China, terá alcance global e substituirá o Tiguan Allspace em diversas regiões.

O novo Tayron será maior que o Tiguan 2024, terá capacidade para sete passageiros e ficará abaixo do Touareg na linha de SUVs da marca. O modelo será baseado na plataforma MQB Evo e terá versões tradicionais e híbridas plug-in com até 272 cv de potência.

Continua após a publicidade..

O lançamento está previsto para meados da década e o modelo deverá chegar ao Brasil.

Detalhes do novo SUV

O futuro do Tiguan nos próximos anos será diferente em cada mercado. Na Europa, onde o modelo nasceu, ele está garantido e a próxima geração foi anunciada para outubro - a marca já mostrou até protótipos camuflados. Em outros lugares, porém, o Tiguan que conhecemos não terá continuidade e dará lugar a outro SUV.

Quem revelou essa informação foi Karl-Heinz Hell, chefe de engenharia de modelos médios e grandes da Volkswagen, em uma entrevista ao site britânico Autocar. Segundo ele, o Tayron - um SUV que atualmente é exclusivo da China - ganhará uma nova geração em até dois anos e será vendido em vários países. Com isso, ele substituirá o Tiguan Allspace em muitas regiões, como já vinha sendo especulado.

Continua após a publicidade..

“Vamos ampliar nossa gama de SUVs existente em nível global com a segunda geração do Tayron, que já está sendo desenvolvida e estará à venda em meados desta década”, disse Hell.

O Tayron atual é produzido na China pela joint-venture FAW-VW e sai da fábrica de Tianjin. Já a nova geração, com alcance global, também será fabricada na Alemanha, na planta de Wolfsburg.

O SUV usará a plataforma MQB Evo e será maior que o Tiguan 2024, oferecendo mais espaço e a possibilidade de levar até sete ocupantes, assim como o Tiguan Allspace. Ao mesmo tempo, ele ficará abaixo do Touareg, que ocupará o topo da linha de SUVs da Volkswagen. Na parte mecânica, ele terá opções convencionais e híbridas plug-in com 204 e 272 cv de potência. No modo elétrico, a autonomia será de 100 quilômetros.

Continua após a publicidade..

Além disso, ele estará adequado às normas Euro 7 que entrarão em vigor em julho de 2025. A tração poderá ser dianteira ou integral 4Motion, dependendo da versão.

Em mercados da Europa, como no Reino Unido, o SUV manterá o nome Tayron. Já na América do Norte, a Volkswagen usará o nome Tiguan para o modelo, substituindo também o Allspace atual. Além da versão de sete lugares, o SUV terá uma variante cupê (que já existe na China na geração atual com o nome Tayron X).

Tudo indica que a produção para o mercado norte-americano seguirá sendo feita em Puebla, no México. A fábrica também abastece o Brasil e, por isso, é provável que o Tayron/Tiguan também chegue por aqui.

Veja outros artigos parecidos com VW Tayron: A Próxima Geração Global que Substituirá o Tiguan Allspace veja todos os conteúdos da nossa categoria Notícias.

AutoCar

Veja também