Toyota GR revela conceito de carro de corrida movido a hidrogênio

Continua após a publicidade..

A Toyota GR apresentou um conceito de carro de corrida movido a hidrogênio, chamado GR H2 Racing Concept, antes da corrida de 24 horas de Le Mans em 2023.

O novo conceito de carro de corrida surge após o Automobile Club de l’Ouest (ACO) anunciar que permitiria a participação de veículos movidos a hidrogênio e células de combustível elétricas no Campeonato Mundial de Endurance da FIA a partir de 2026.

Continua após a publicidade..

O design e o desempenho do GR H2

O Toyota GR H2 tem uma clara inspiração nos bem-sucedidos carros de corrida TS050 e GR010 da marca, que venceram Le Mans, e revela uma grande aerodinâmica na parte inferior, além de um cockpit muito mais estreito. A Toyota não revelou detalhes do conjunto propulsor do GR H2, mas podemos esperar que até 2026, o sistema movido a hidrogênio seja capaz de enfrentar as pistas mais exigentes do mundo.

A Toyota já se estabeleceu na corrida com combustíveis de hidrogênio ao usar a tecnologia em um Corolla para a série Super Taikyu do Japão, bem como em uma corrida de endurance realizada na Tailândia.

A aposta da Toyota no hidrogênio

Com carros movidos a hidrogênio nas ruas, como o Mirai, a Toyota tem sido pioneira no uso do combustível há algum tempo, enquanto demonstra uma hesitação consistente em relação à eletrificação total. O GR H2 seria, no entanto, a primeira vez que essa tecnologia seria levada para um esporte automobilístico popular e mundial.

Continua após a publicidade..

A Toyota diz que também quer desenvolver ‘carros melhores nascidos das corridas’ ao mesmo tempo em que trabalha para contribuir para uma ‘sociedade neutra em carbono’ - sugerindo que o GR H2 será a contribuição da marca para uma forma mais sustentável de corrida. A partir daí, a tecnologia poderia muito bem se espalhar para futuros projetos de carros de rua.

Toyota GR H2 Racing Concept 2

A história da Toyota em Le Mans

O departamento de corridas da Toyota não é estranho às corridas de endurance, pois já venceu Le Mans cinco vezes desde 2018 com carros híbridos. Mesmo antes da era híbrida, a Toyota já havia enfrentado muitas vezes os likes de Porsche e Jaguar durante a era do Grupo C - incluindo o 90C-V chegando em sexto lugar em 1990 - e continuou a obter alguns pódios mais tarde na década de 1990. A Toyota lutou famosamente para conseguir uma vitória geral até finalmente conseguir em 2018.

O GR H2 estará em exibição para quem participar de Le Mans 2023. Ele pode ser visto na vila H2 do ACO no Circuito de la Sarthe.

Continua após a publicidade..

Veja outros artigos parecidos com Toyota GR revela conceito de carro de corrida movido a hidrogênio veja todos os conteúdos da nossa categoria Notícias.

AutoCar

Veja também