Toyota GR revela conceito de carro de corrida movido a hidrogênio

A Toyota GR apresentou um conceito de carro de corrida movido a hidrogênio, chamado GR H2 Racing Concept, antes da corrida de 24 horas de Le Mans em 2023.

O novo conceito de carro de corrida surge após o Automobile Club de l’Ouest (ACO) anunciar que permitiria a participação de veículos movidos a hidrogênio e células de combustível elétricas no Campeonato Mundial de Endurance da FIA a partir de 2026.

O design e o desempenho do GR H2

O Toyota GR H2 tem uma clara inspiração nos bem-sucedidos carros de corrida TS050 e GR010 da marca, que venceram Le Mans, e revela uma grande aerodinâmica na parte inferior, além de um cockpit muito mais estreito. A Toyota não revelou detalhes do conjunto propulsor do GR H2, mas podemos esperar que até 2026, o sistema movido a hidrogênio seja capaz de enfrentar as pistas mais exigentes do mundo.

A Toyota já se estabeleceu na corrida com combustíveis de hidrogênio ao usar a tecnologia em um Corolla para a série Super Taikyu do Japão, bem como em uma corrida de endurance realizada na Tailândia.

A aposta da Toyota no hidrogênio

Com carros movidos a hidrogênio nas ruas, como o Mirai, a Toyota tem sido pioneira no uso do combustível há algum tempo, enquanto demonstra uma hesitação consistente em relação à eletrificação total. O GR H2 seria, no entanto, a primeira vez que essa tecnologia seria levada para um esporte automobilístico popular e mundial.

A Toyota diz que também quer desenvolver ‘carros melhores nascidos das corridas’ ao mesmo tempo em que trabalha para contribuir para uma ‘sociedade neutra em carbono’ - sugerindo que o GR H2 será a contribuição da marca para uma forma mais sustentável de corrida. A partir daí, a tecnologia poderia muito bem se espalhar para futuros projetos de carros de rua.

Toyota GR H2 Racing Concept 2

A história da Toyota em Le Mans

O departamento de corridas da Toyota não é estranho às corridas de endurance, pois já venceu Le Mans cinco vezes desde 2018 com carros híbridos. Mesmo antes da era híbrida, a Toyota já havia enfrentado muitas vezes os likes de Porsche e Jaguar durante a era do Grupo C - incluindo o 90C-V chegando em sexto lugar em 1990 - e continuou a obter alguns pódios mais tarde na década de 1990. A Toyota lutou famosamente para conseguir uma vitória geral até finalmente conseguir em 2018.

O GR H2 estará em exibição para quem participar de Le Mans 2023. Ele pode ser visto na vila H2 do ACO no Circuito de la Sarthe.

Veja outros artigos parecidos com Toyota GR revela conceito de carro de corrida movido a hidrogênio veja todos os conteúdos da nossa categoria Notícias.

AutoCar

Veja também