Toyota Corolla faz carro a hidrogênio líquido e disputa as 24 Horas de Fuji
Carro a hidrogênio é a aposta da Toyota. A fabricante japonesa não só investe no hidrogênio como fonte de energia para seus veículos elétricos a célula de combustível, mas também como combustível alternativo para motores de combustão interna convencionais.
Para testar essa tecnologia, a Toyota participou de várias provas de endurance no Japão com um Corolla adaptado para rodar com hidrogênio.
Agora, esse mesmo Corolla voltou às pistas. Ele disputou as 24 Horas de Fuji, uma etapa do campeonato Super Taikyu, e o fez com uma novidade: um sistema de alimentação baseado em hidrogênio líquido em vez de gasoso. Foi a primeira vez que isso aconteceu.
Por que usar hidrogênio líquido? A Toyota vem experimentando carros movidos a hidrogênio em competições desde 2021. Ao trocar o hidrogênio gasoso pelo líquido, a empresa está avançando no desenvolvimento desse tipo de propulsão. Por vários motivos.
Primeiro, do ponto de vista esportivo, porque permite um abastecimento mais rápido. A equipe de corrida conseguiu reabastecer durante a prova nos mesmos locais onde os carros a gasolina fizeram. Além disso, foi possível eliminar todos os equipamentos que antes eram necessários para a produção e o resfriamento do hidrogênio gasoso comprimido.
Também, com o reabastecimento sendo mais ágil, a equipe teve mais liberdade para definir suas estratégias.
Um carro cada vez mais veloz Com a mudança do hidrogênio gasoso para o líquido, o carro de corrida Toyota Corolla também ficou mais leve em 50 kg e, nas provas, melhorou o tempo de volta que havia feito anteriormente. Mecanicamente, o carro usa o mesmo motor, mas graças ao hidrogênio líquido, ele também pode contar com o dobro de autonomia.
O único problema: para se manter líquido, o hidrogênio precisa ser mantido a temperaturas de -253 graus Celsius. Essa condição traz desafios tecnológicos únicos, como projetar bombas de abastecimento que resistam a essas temperaturas ou construir tanques especiais que evitem a tendência à evaporação.
Veja outros artigos parecidos com Toyota Corolla faz carro a hidrogênio líquido e disputa as 24 Horas de Fuji veja todos os conteúdos da nossa categoria Notícias.
Veja também