Subsídios dos EUA para carros elétricos: China recorre à OMC

Continua após a publicidade..

Os Estados Unidos e a China, as duas maiores economias do mundo, estão em rota de colisão no mercado de veículos elétricos. A Lei de Redução da Inflação americana, aprovada recentemente, prevê uma série de subsídios e incentivos fiscais para incentivar o uso e a produção de carros elétricos nos Estados Unidos. Porém, a China alega que essas políticas discriminam as empresas chinesas e outros países-membros da OMC, pois exigem que os consumidores comprem veículos elétricos produzidos nos EUA ou em regiões específicas para terem acesso aos benefícios.

Conteúdo deste artigo

Uma disputa comercial global

Diante disso, a China iniciou um processo na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra os Estados Unidos, questionando esses subsídios para veículos elétricos. A potência asiática afirma que as políticas americanas "na verdade, dependem da compra e do uso de produtos dos Estados Unidos", o que fere as regras de livre comércio da OMC.

Argumentos das partes

Por um lado, os Estados Unidos defendem que a Lei de Redução da Inflação contribui para um "futuro de energia limpa que buscamos coletivamente com nossos aliados e parceiros". Por outro lado, a China acusa Washington de usar "políticas desleais e anti-mercado" para beneficiar seus fabricantes.

Continua após a publicidade..

Cenário incerto

Caso a OMC decida a favor da China, os EUA poderiam recorrer da decisão. No entanto, o processo final poderia ficar em um limbo jurídico devido à falta de um tribunal de apelação funcional na OMC, suspenso desde 2019 por iniciativa dos próprios americanos.

Importância estratégica do segmento

Esse desentendimento comercial entre as duas maiores economias do mundo demonstra a crescente importância estratégica do segmento de veículos elétricos e a tensão existente em relação às políticas industriais adotadas por cada país.

Conclusão

A disputa entre Estados Unidos e China em torno dos subsídios para carros elétricos é mais um capítulo da intensa rivalidade entre as duas potências, que buscam dominar um mercado considerado essencial para o futuro da mobilidade sustentável.

Continua após a publicidade..

Veja também o vídeo abaixo feito pelo canal vejapontocom e deixe um like.

Continua após a publicidade..

Veja outros artigos parecidos com Subsídios dos EUA para carros elétricos: China recorre à OMC veja todos os conteúdos da nossa categoria Notícias.

Autocar

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *