Tesla acelera projeto de seu robotáxi, que terá baterias da chinesa CATL

Continua após a publicidade..

A Tesla está acelerando seu projeto de desenvolvimento de um veículo autônomo, conhecido como robotáxi, e a chinesa CATL, uma das principais fabricantes de baterias do mundo, desempenha um papel fundamental nesse processo. A parceria entre as duas empresas envolve não apenas o fornecimento das baterias, mas também a colaboração para otimizar as operações de carregamento e reduzir o tempo de permanência na estação de carregamento.

Conteúdo deste artigo

A parceria Tesla-CATL

Robin Zeng, presidente da CATL, confirma que a empresa chinesa será responsável pela construção das baterias para o carro autônomo da Tesla. No entanto, a CATL não irá produzir as baterias diretamente, mas fornecerá as máquinas para que a Tesla as instale em sua fábrica em Nevada.

Segundo Zeng, a prioridade da Tesla para o robotáxi é o uso de baterias com vida útil muito longa, o que possibilitará um custo médio realmente mais baixo. Isso contrasta com a estratégia da Tesla para o Model 2, que exige baterias realmente baratas para tornar o projeto lucrativo.

Continua após a publicidade..

Otimizando o carregamento

Além do fornecimento das baterias, a Tesla e a CATL também trabalharão juntas para otimizar as operações de carregamento e reduzir o tempo de permanência na estação de carregamento. Esse esforço conjunto é parte da estratégia da Tesla, que começou a trabalhar na expansão da Giga Nevada no início do ano, com um investimento de US$ 3,6 bilhões.

Novas instalações e tecnologias

  • A expansão da Giga Nevada adicionará 370.000 metros quadrados de edificações, que serão usados para a produção de células 4680 e a construção de baterias para o Tesla Semi e também para robôs-eixo.
  • Ainda não se sabe se o robotáxi terá uma aparência semelhante ao Model 2 ou se será otimizado para o serviço específico a que se destina.

Conclusão

A parceria entre a Tesla e a CATL é um importante passo no desenvolvimento do projeto de robotáxi da empresa americana. Com a colaboração no fornecimento de baterias de longa duração, na otimização do carregamento e na expansão da capacidade de produção, a Tesla busca oferecer um veículo autônomo rentável e eficiente para seus clientes.

Veja também o vídeo abaixo feito pelo canal ELECTRIC INVEST e deixe um like.

Continua após a publicidade..

Veja outros artigos parecidos com Tesla acelera projeto de seu robotáxi, que terá baterias da chinesa CATL veja todos os conteúdos da nossa categoria Notícias.

Autocar

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *