Novo Peugeot 3008 2024 é revelado e antecipa o futuro do Jeep Compass

Continua após a publicidade..

A Peugeot finalizou nesta terça-feira (12) o lançamento mundial do novo 3008 2024, que chega primeiro na versão elétrica E-3008 (as opções a gasolina e diesel serão lançadas em breve). O crossover é o primeiro modelo de série da Stellantis a usar a plataforma STLA Medium, e será vendido nas versões Allure e GT, com três alternativas de motorização elétrica.

Conteúdo deste artigo

E-3008: três opções de bateria e motor

A primeira opção tem uma bateria de níquel-manganês-cobalto (NMC) de 400 volts e 73 quilowatts-hora, e um motor elétrico dianteiro com 210 cv de potência e 34,9 kgfm de torque. Segundo a marca, a autonomia é de 525 km. A segunda opção adiciona um segundo motor elétrico na traseira, aumentando a potência para 320 cv. A autonomia é a mesma: 525 km.

A terceira opção tem uma bateria maior de 98 kWh e um motor elétrico dianteiro com 230 cv. Neste caso, a autonomia é de 700 km, mas não há a possibilidade de ter tração integral. O modelo conta com vários modos de condução, incluindo o modo 4WD na opção com dois motores, que distribui a força entre as quatro rodas quando o piso está escorregadio.

Continua após a publicidade..

Carregamento rápido e função V2L

O E-3008 2024 tem a porta de carregamento localizada no para-lama traseiro esquerdo e permite aos usuários recarregar a bateria via AC ou DC. Para carregamento AC, o carregador integrado padrão pode aceitar até 11 kW de uma fonte trifásica, com uma unidade trifásica opcional de 22 kW. No DC, o modelo pode aceitar até 160 kW de um posto compatível, permitindo que a bateria seja recarregada de 20% para 80% em 30 minutos.

Sendo o primeiro veículo elétrico de produção baseado na plataforma STLA Medium (a mesma que será usada pela próxima geração do Jeep Compass), o 3008 2024 também conta com a função Vehicle-to-Load (V2L), que permite aos usuários exportar energia da bateria de alta tensão por meio do plugue de carregamento para aparelhos domésticos ou outros usos de até 3 kW e 16 amperes (A).

Panoramic i-Cockpit: painel futurista

No interior, o destaque fica por conta do painel futurista chamado pela marca de Panoramic i-Cockpit. Estreado pelo novo 3008, o conceito tem uma tela de 21 polegadas em alta resolução e posicionada no alto do painel. Levemente curvada em direção ao motorista, a nova tela é complementada pelos chamados i-Toggles. São 10 botões sensíveis ao toque que podem ser configurados para melhor atender às necessidades do motorista e do passageiro da frente.

Continua após a publicidade..

Outra novidade é a substituição da tradicional alavanca de câmbio pelos botões “PRND” posicionados à direita do botão de partida. A mudança gerou mais espaço no console e ampliou a superfície da base de carregamento sem fio para smartphones. As saídas de ar ficaram mais finas e conferem maior sensação de sofisticação à cabine.

Dimensões e capacidade do porta-malas

O novo Peugeot 3008 2024 tem 4,54 metros de comprimento, 1,89 m de largura e 1,64 m de altura. O porta-malas tem capacidade para 470 litros na versão com tração integral e 520 litros na versão com tração dianteira. Toda produção será concentrada na fábrica da Stellantis em Sochaux, na França.

Veja outros artigos parecidos com Novo Peugeot 3008 2024 é revelado e antecipa o futuro do Jeep Compass veja todos os conteúdos da nossa categoria Notícias.

Autocars Motors

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *