Flagra: Novo Renault Scenic retornará como um SUV

Continua após a publicidade..

Obtemos o primeiro vislumbre do novo Renault Scenic, que adotará um novo estilo de carroceria ao se transformar em um SUV. A Renault está passando por uma chamada "Renaulution", com os lendários modelos 5 e 4 retornando como veículos elétricos (EVs) e o Scenic também receberá uma motorização totalmente elétrica.

Conteúdo deste artigo

O Conceito Scenic Vision

O antigo Scenic MPV foi retirado da linha de modelos da Renault em 2021, e seu substituto já foi apresentado em maio de 2022 através do conceito Scenic Vision, que antecipou a direção estilística que o novo Scenic seguirá. Agora, a versão de produção, que terá um tamanho semelhante ao do SUV híbrido Renault Austral, foi flagrada em desenvolvimento pela primeira vez.

Plataforma CMF-EV

O novo Renault Scenic utilizará a plataforma totalmente elétrica CMF-EV, que estreou no novo Renault Megane E-Tech. Enquanto o Megane é um concorrente do hatchback ID.3 da Volkswagen, o Scenic será um carro maior, rivalizando com o SUV ID.4. A mesma arquitetura CMF-EV também é usada no Nissan Ariya, eleito Carro do Ano pela Auto Express em 2022.

Continua após a publicidade..

Design Exterior

O designer-chefe Gilles Vidal afirmou que o design exterior do conceito Scenic Vision é "mais de 90% próximo ao carro de produção". Quanto ao interior, o volante no estilo manche e o painel com detalhes intrincados do conceito não estarão presentes no Scenic finalizado.

Estilo e Características

Apesar do intenso camuflado nos carros de teste fotografados, é possível observar os faróis se estendendo até a linha do capô e uma frente bastante sólida, assim como no conceito. Os para-lamas podem ter acabamento em preto para conferir um aspecto mais robusto ao Scenic, e as janelas se elevam em direção à coluna traseira, de maneira semelhante ao Clio supermini.

Pouco é revelado na parte traseira, exceto pelas lanternas posicionadas ao longo de uma linha que contorna a traseira do carro. Há também um aerofólio esportivo.

Continua após a publicidade..

Disponibilidade e Recursos

Espera-se que o Scenic E-Tech Electric seja lançado em 2024 e será diferenciado do novo Megane elétrico, de acordo com o CEO da Renault, Luca De Meo: "Não faremos outro MPV; faremos um modelo mais progressivo do que isso". Ele acrescentou que o Scenic precisaria oferecer "espaço e autonomia" além do novo Megane.

O novo Scenic estará disponível apenas como um carro de cinco lugares. Quando questionado durante o Salão do Automóvel de Munique do ano passado se a plataforma CMF-EV poderia suportar sete lugares, o vice-presidente executivo de engenharia da Renault, Gilles Le Borgne, respondeu: "Não, não está planejado fazer isso. Podemos ter tração nas quatro rodas, mas não três fileiras de assentos".

Isso não exclui a possibilidade de um novo modelo Grand Scenic de sete lugares com uma plataforma CMF-EV revisada em algum momento, semelhante ao novo Espace, que é essencialmente uma versão alongada de sete lugares do Austral. Os comentários de Le Borgne também sugeriram que um sucessor da versão RX4 do Scenic original com tração nas quatro rodas seria tecnicamente possível.

Continua após a publicidade..

Baterias e Motores do Novo Scenic

A plataforma CMF-EV permitirá oferecer três variações do Scenic. Uma versão mais barata, com uma bateria de 40 kWh e autonomia de cerca de 200 milhas, visará compradores em áreas urbanas, enquanto uma bateria de 60 kWh provavelmente atrairá aqueles que desejam fazer viagens mais longas. O carregamento rápido permitirá uma carga de 15% a 80% em cerca de 30 minutos, enquanto a mais recente tecnologia de segurança eletrônica e assistência ao motorista manterá a reputação do Scenic de excelentes notas em segurança em caso de colisões.

Veja outros artigos parecidos com Flagra: Novo Renault Scenic retornará como um SUV veja todos os conteúdos da nossa categoria Notícias.

Autocars Motors

Veja também