Fábrica da Stellantis em Betim completa 47 anos com 17 milhões de veículos produzidos

Continua após a publicidade..

A Stellantis comemora nesta semana no Brasil 47 anos de atividades do complexo industrial de Betim, em Minas Gerais. Inaugurado no dia 9 de julho de 1976 para produção do emblemático Fiat 174, o polo automotivo já produziu mais de 17 milhões de veículos desde então e ocupa posição de destaque entre as fábricas do grupo em todo o mundo.

Conteúdo deste artigo

Um complexo de grande importância

Ao todo, o complexo reúne mais de 120 fornecedores e ocupa uma área de 2,2 milhões de metros quadrados, sendo mais de 900 mil metros quadrados de área construída. A fábrica emprega 16 mil pessoas, o que representa metade da força de trabalho da empresa em toda a América do Sul.

Continua após a publicidade..

Tecnologia e recursos de ponta

Além disso, Betim se destaca por possuir todas as tecnologias e recursos necessários para desenvolvimento de novos veículos em todas as fases: desde os primeiros sketches do desenho, a partir do Design Center Latam, até a realização de todos os testes de segurança para homologação, no Safety Center Latam. São 40 laboratórios e 2 mil engenheiros, designers e técnicos em toda a área estratégica para desenvolvimento de novos modelos.

Histórico de produção

Ao longo da história, o complexo produziu os mais importantes modelos da história da Fiat no Brasil, incluindo o Uno (que definitivamente colocou a marca entre as quatro grandes do país), Palio (primeiro carro com motor 1.0 e opção por airbags e freios ABS), Tempra (primeiro com ar condicionado automático), Marea (que inovou com airbags laterais) e Stilo (precursor na oferta de direção elétrica).

Modelos atuais e exportações

Atualmente, são produzidos no complexo os modelos Strada, Argo, Mobi, Pulse, Fastback e Fiorino, além do rebadge Peugeot Partner Rapid. Dos mais de 17 milhões de veículos produzidos até hoje, cerca de 4 milhões foram exportados para 37 países.

Continua após a publicidade..

Maior centro de produção de powertrain da América Latina

Betim é também o maior centro de produção de powertrain da América Latina. Em junho, a fábrica alcançou a marca de 1,5 milhão de motores Firefly produzidos. As famílias de motores Fire e GSE Turbo também são fabricadas por lá.

Veja outros artigos parecidos com Fábrica da Stellantis em Betim completa 47 anos com 17 milhões de veículos produzidos veja todos os conteúdos da nossa categoria Notícias.

Autocars Motors

Veja também