Europa Abraça o Carro Elétrico: Vendas Superam os Carros a Diesel

O infame escândalo no Grupo Volkswagen, conhecido como "Dieselgate", foi um ponto de virada para os motores a diesel na Europa. Além disso, as regras de emissões cada vez mais rigorosas estão empurrando esse tipo de propulsor para a extinção. A consequência disso é que muitas montadoras já deixaram de oferecer motores a diesel em carros menores.

Conteúdo deste artigo

Queda na demanda por carros a diesel

Os números de vendas de junho divulgados pela Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA) mostraram que a demanda por carros a diesel está em declínio. Nos países da União Europeia, a participação de mercado dos carros a diesel caiu para apenas 13,4% no mês passado, o que é consideravelmente menor em comparação com os 17,4% alcançados em junho de 2022.

A queda na demanda permitiu que os veículos puramente elétricos ultrapassassem os carros a diesel pela primeira vez. De fato, os carros com emissão zero representaram 15,1% do total de vendas, contra 10,7% em junho de 2022. Além disso, os carros híbridos convencionais também foram mais populares do que os carros a diesel, com uma participação de mercado de 24,3%, enquanto os híbridos plug-in representaram 7,9% da demanda total, um pouco abaixo dos 8,2% em junho de 2022.

Popularidade contínua dos motores a gasolina

Os motores a gasolina ainda dominam o mercado por enquanto, representando mais de um terço de todas as vendas, ou seja, 36,3%. Isso se traduz em 379.067 carros, ou 11% a mais do que em junho de 2022. Embora as vendas tenham aumentado, a participação de mercado diminuiu de 38,5% para 36,3% devido ao crescimento dos veículos elétricos.

Variação nas vendas de carros a diesel na Europa

Embora os motores a diesel estejam gradualmente perdendo popularidade na União Europeia, a ACEA observa um aumento significativo nas vendas de 10,3% na Alemanha, bem como em outros mercados da Europa Central. A Romênia teve o maior crescimento percentual em junho de 2023 em comparação com o mesmo mês do ano anterior, com as vendas de carros a diesel novos aumentando impressionantes 22,4%.

Cenário geral das vendas de carros novos na UE

No geral, as vendas de carros novos, considerando todos os tipos de propulsão, aumentaram na União Europeia durante os primeiros seis meses de 2023 em 17,9%, para 5,4 milhões de veículos. No entanto, esse número ainda é 21% menor em comparação com o primeiro semestre de 2019, antes da pandemia. A ACEA observa que os gargalos na cadeia de suprimentos estão diminuindo, embora os compradores ainda enfrentem longos prazos de espera para alguns modelos.

Transição para veículos elétricos

Com a chegada das novas regras Euro 7 programadas para entrar em vigor em 2025, é esperado que as montadoras acelerem a transição para os veículos elétricos. Isso significa que haverá menos carros puramente a combustão disponíveis no mercado. O Grupo VW alertou que os carros do segmento de compactos estão particularmente em risco, pois ajustar seus motores para atender à legislação mais rigorosa pode tornar os carros de entrada muito caros. A partir de 2035, as montadoras atuantes na União Europeia não poderão mais vender carros novos que gerem emissões nocivas ou poluentes.

Veja outros artigos parecidos com Europa Abraça o Carro Elétrico: Vendas Superam os Carros a Diesel veja todos os conteúdos da nossa categoria Notícias.

Autocars Motors

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *