Avaliando o desempenho da nova geração do SUV: Novidades do VW Tiguan 2024

Continua após a publicidade..

Quando se chega ao sucesso, como fazer para aproveitá-lo? Se faz um sucesso atrás do outro, sem parar. Nesse sentido, o Tiguan é esse caso para a Volkswagen desde 2007. Já foram vendidos 8 milhões de Tiguan no mundo todo até o momento. Será que a nova edição conseguirá acompanhar este ritmo? Nós o dirigimos e descobrimos se será possível.

Conteúdo deste artigo

O novo design

As fotos divulgadas pela marca ainda mostram o novo VW Tiguan camuflado, mas já tivemos acesso ao veículo pronto. Uma coisa podemos revelar: permanece fiel ao seu design, com a dianteira que lembra um pouco o ID.4 e ID.5. Na traseira, as lanternas invadem um pouco mais as laterais e formam uma faixa contínua.

Previsão de lançamento

Como de costume em Wolfsburg, a evolução em vez de revolução. A revelação completa acontece em agosto, mas o lançamento comercial, na Alemanha, acontece apenas no primeiro trimestre de 2024.

Continua após a publicidade..

Tecnologia avançada

O Tiguan será o primeiro modelo na base MQB a ser lançado com o recém-desenvolvido "IQ.LIGHT", os faróis Matrix HD. O sistema de iluminação interativa também foi desenvolvido em paralelo para o Touareg recentemente reestilizado, de modo que ambos os SUVs compartilham o design básico dos faróis. Eles estarão disponíveis como item de série nas versões superiores do Tiguan e do Touareg.

Interior aprimorado

O que se destaca no interior? A digitalização no estilo do VW Golf MK8, mas muito melhor. Já ouviram as reclamações dos clientes do Golf com relação ao valor, ao acabamento, à operação e ao software escasso. Como no novo ID.7, a tela central sensível ao toque é de até 15" (12,9" de série), mas tem controles retroiluminados para a climatização. Particularmente bom, no console central está um grande botão giratório analógico.

Novidades na plataforma

O novo Tiguan e o novo Passat Variant, ambos a serem revelados antes do final de 2023, compartilham um DNA em comum: a Modularen Querbaukasten em sua mais recente evolução, ou a plataforma MQB evo, para abreviar.

Continua após a publicidade..

Dimensões e espaço interno

O novo Tiguan é 32 mm maior em comprimento (4.551 mm), mas com um aumento de 5 mm, ficou pouco mais alto (1.640 mm) do que seu antecessor. A largura (1.939 mm) e a distância entre eixos (2.681 mm) permanecem iguais. Embora o SUV seja apenas um pouco mais longo, a capacidade do porta-malas aumentou em 33 litros para 648 litros quando carregado na altura dos encostos do banco traseiro.

Novo sistema de suspensão

A MQB Evo forma a base para uma nova geração do Passat Variant e o Tiguan. Além de inúmeras medidas individuais, a VW desenvolveu uma nova geração da suspensão adaptativa DCC para seus dois best-sellers: o DCC Pro, um opcional. Além disso, os novos modelos apresentam o Driving Dynamics Manager, um sistema na base MQB que fez sua estreia no atual Golf GTI. O sistema controla as funções dos bloqueios eletrônicos do diferencial (XDS) e os componentes dinâmicos laterais dos amortecedores regulados pelo DCC Pro.

Opções de motorização

Com relação ao motor, o novo Tiguan é um dos últimos modelos da marca a vir com um motor de combustão interna. Há turbodiesel (TDI), motores turbo a gasolina (TSI), motores turbo a gasolina híbridos-leve (eTSI) e híbridos plug-in (eHybrid). A linha já foi desenvolvida tendo em mente o futuro padrão de emissões Euro 7.

Continua após a publicidade..

Desempenho e dirigibilidade

E como tudo isso é conduzido? Como é típico da VW, não é nada espetacular, mas é muito mais envolvente do que o modelo anterior. A direção é mais precisa, especialmente no modo Sport com DCC Pro. No modo "Comfort", ela se torna mais suave, mas a indiferença em relação à posição central desapareceu. Também é perceptível: pouca saída de frente, embora a carroceria alta impeça a subida radical nas curvas.

Conclusão

O engenheiro ao meu lado diz o seguinte: Direção intuitiva, resposta linear. Eu diria: o prato com fatias que todo mundo gosta. Não é uma má ideia para um best-seller. Em alguns meses, veremos se os clientes gostarão.

Galeria de fotos

Veja outros artigos parecidos com Avaliando o desempenho da nova geração do SUV: Novidades do VW Tiguan 2024 veja todos os conteúdos da nossa categoria Notícias.

AutoCar

Veja também