99 e BYD lançam frota de 300 carros elétricos em São Paulo, impulsionando a mobilidade sustentável

Continua após a publicidade..

A 99 e a BYD anunciaram uma nova iniciativa que colocará centenas de carros elétricos nas ruas. Serão 300 unidades do BYD D1, o primeiro veículo elétrico feito sob medida para atender aos aplicativos de transporte, que será disponibilizado para os motoristas da 99 em São Paulo (SP).

Graças à parceria, que acontece dentro da Aliança Pela Mobilidade Sustentável, a 99 passará a ter a maior frota de veículos elétricos do país: as 300 unidades do BYD D1 estarão disponíveis para locação por motoristas parceiros entre julho e outubro deste ano e contarão com parte do valor do aluguel subsidiado pela plataforma, para impulsionar a iniciativa.

Conteúdo deste artigo

Aliança Pela Mobilidade Sustentável

A Aliança pela Mobilidade Sustentável foi criada pela 99 ao lado de mais 12 empresas de diferentes áreas para ajudar a viabilizar e impulsionar a infraestrutura para veículos sustentáveis no país, bem como promover sua utilização.

Em maio, a 99 anunciou que planejava dobrar sua frota de carros elétricos no Brasil. A empresa de mobilidade tinha como meta alcançar mais de 1.000 veículos com zero emissão atuando no serviço de transporte de passageiros no primeiro semestre de 2024. No entanto, essa meta foi antecipada em seis meses, que será batida antes do final do ano.

Continua após a publicidade..

Metas da 99

Entre as principais metas da 99 no âmbito da Aliança estão:

  • Aumentar a participação dos veículos eletrificados entre carros novos para 10% das vendas até 2025 (hoje o índice é de 4%);
  • Criar 10 mil estações públicas de carregamento em todo o Brasil até 2025 (atualmente existem cerca de 3.500);
  • Chegar a 10 mil carros elétricos na plataforma até 2025 e 100% da frota até 2030;
  • Chegar à emissão zero de carbono pela 99 até 2030 (hoje, 48% das emissões de CO2 são do setor de transporte no Brasil);
  • Adotar a cidade de São Paulo como polo pioneiro para implementação de programas a fim de inspirar outras regiões do país.

Apenas entre os meses de abril de 2022 e maio de 2023, 251 toneladas de CO2 foram evitados de serem lançados na atmosfera graças ao trabalho feito pela Aliança, que proporcionou a mais de 250 mil passageiros a experiência de utilizar um veículo elétrico.

BYD D1: O veículo elétrico feito sob medida

O BYD D1 é o primeiro veículo elétrico feito sob medida para atender o mercado de transporte por aplicativo, além do segmento corporativo e locadoras. Projetado em parceria com a DiDi Chuxing, maior empresa de mobilidade do mundo e proprietária da 99, o BYD D1 teve o seu desenvolvimento baseado na experiência da empresa e na análise de dados de sua base de usuários.

Continua após a publicidade..

Versátil e com amplo espaço interno, principalmente na parte traseira, o BYD D1 mede 4.390 mm de comprimento, 1.850 mm de largura e 1.650 mm de altura, enquanto o entre-eixos é de excelentes 2.800 mm.

O monovolume possui um motor elétrico de 130 cv de potência e 18,3 kgfm de torque máximo e a velocidade máxima é limitada em 130 km/h. As baterias de lâmina (Blade) com 53,4 kWh de capacidade garantem autonomia para 418 km NEDC ou 258 km no ciclo PBEV (Inmetro).

A lista de equipamentos de segurança inclui frenagem automática de emergência (AEB), aviso de saída de faixa (LDW) e de colisão de pedestres (PCW), além de alerta de mudança de faixa. O D1 possui ainda o Driver Monitoring System (DMS), volante com alertas de segurança e funções de resposta, sistema de monitoramento e análise de voz, vídeo e tecnologia de reconhecimento de objetos, além de freio de emergência automático.

Continua após a publicidade..

Veja outros artigos parecidos com 99 e BYD lançam frota de 300 carros elétricos em São Paulo, impulsionando a mobilidade sustentável veja todos os conteúdos da nossa categoria Notícias.

AutoCar

Veja também