Por que os valores dos carros subiram tanto?

Continua após a publicidade..

Nos últimos tempos, quem decidiu por comprar um carro novo, foi surpreendido com um aumento que ultrapassa os 30%.

O mercado econômico mundial, passa por momentos de crise, onde muitas moedas sofrem com grande desvalorização, enquanto outras conquistam maior valor de mercado e o resultado disso, são preços mais altos.

Quem acompanha as notícias do mercado financeiro, já se acostumou com as atualizações de variados setores, e entre as diversas áreas, uma que está sofrendo grande impacto é a automobilística, com veículos passando por reajustes exorbitantes e complicando o desejo de quem pensa em adquirir um novo automóvel.

Conteúdo deste artigo

Não é algo exclusivo do Brasil

Por mais que muitas pessoas acreditem que o problema está em nosso país, se trata de um problema mundial, onde todas as montadoras estão reajustando seus valores, independente da localidade.

A situação fica mais visível por aqui, pois, além de olharmos de perto o que acontece dentro de casa e sentir diretamente no bolso, o mercado automobilístico nacional, já contava com preços mais altos que o restante – seja pela grande quantidade de impostos, ou a alta margem de lucro das fabricantes, o brasileiro já pagava caro por um novo veículo.

Continua após a publicidade..

Quais os motivos dos aumentos?

Como dito anteriormente, o mercado econômico está passando por um momento complicado e os aumentos estão ocorrendo em diversos setores e assim como em outras áreas, no ramo automobilístico, não existe apenas um motivador para a alta dos preços, mas listaremos alguns pontos que são grandes pilares para esses aumentos.

Escassez de semicondutores (chips)

Com a chegada da pandemia, muitas empresas reduziram drasticamente sua produção e entre elas, temos as responsáveis por fabricar chips, que hoje são utilizados em diversas áreas do mercado e as montadoras estão entre uma das consumidoras.

Se tratando dos semicondutores, o novo vírus não foi o real responsável pela escassez, apenas uma situação que deixou esse problema ainda mais claro.

Continua após a publicidade..

A realidade é que nos últimos anos, com o avanço da tecnologia, cada vez mais empresas precisavam de chips para utilizarem em seus produtos e a fabricação desses semicondutores não seguiu na mesma velocidade.

Longa fila de espera

Faltando material para a produção, o tempo de fabricação é maior e o resultado disso é uma longa fila de espera para quem decide por adquirir um novo automóvel.

A demora na fabricação dos veículos, é outro grande motivador para o aumento dos preços e a lógica nesse ponto é bem simples: quanto mais demorada a entrega de um produto, mais escassa sua disponibilidade no mercado e mais os preços sobem.

Continua após a publicidade..

Materiais mais caros

Entre diversos outros fatores, um que também se mostra claro quanto aos aumentos dos veículos novos, fica pela alta nos preços de outras matérias essenciais para a produção.

Com aumento em todo o mercado, as montadoras precisam reajustar seus preços, mantendo assim sua margem de lucro.

Aumento no valor dos carros usados

Com os valores elevados nos carros zero KM, muitos consumidores optaram por trocar de carro, mas buscando um automóvel seminovo. Seguindo a lei da oferta e da demanda, esses veículos também sofreram grandes reajustes.

Atualmente, mesmo que os carros usados sejam uma boa saída, com preços menos assustadores, esses também estão com um custo mais alto, sendo necessário colocar na ponta do lápis e calcular qual a melhor opção para quem busca um novo automóvel.

Continua após a publicidade..

Ainda é um mercado de grande importância

Com tantos aumentos, é comum pensarmos que o número de carros vendidos caiu, mas a realidade é diferente.

Seja um veículo novo ou usado, o número de vendas segue em um bom crescimento e o setor automobilístico ainda representa uma parcela de 3% do PIB global, sendo uma das áreas mais importantes do mercado econômico.

Quando os valores vão normalizar?

A normalidade no mercado econômico, ainda é uma incógnita, que mesmo os especialistas não conseguem formalizar uma opinião.

Com a finalidade da pandemia, a visão é que todos os setores voltem a crescer e com isso, poderemos ver valores mais aceitáveis. Porém, sabemos que muitas fabricantes, irão aproveitar a normalização do preço, para trabalharem com uma maior margem de lucro e com isso, o consumidor final acaba não vendo tanto reflexo nos preços.

Veja outros artigos parecidos com Por que os valores dos carros subiram tanto? veja todos os conteúdos da nossa categoria Curiosidades.

Autocar

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *