Recupere a elegância do seu volante desgastado
O volante do seu carro está sujeito a diversos fatores que podem danificá-lo, como umidade, sol, suor e gordura das mãos. Com o tempo, ele pode perder a cor, rachar ou até se desfazer do material que o reveste.
Os fabricantes testam os volantes em condições extremas de calor e umidade, mas eles não duram para sempre. O uso constante e a ação do ambiente aceleram o envelhecimento natural dos componentes.
“Por isso, é importante limpar o volante regularmente para proteger a sua superfície e prolongar a sua vida útil”, afirma Cléber Willian Gomes, professor de Engenharia Automotiva da FEI.
Produtos especiais para volantes
Existem produtos específicos para manter o volante com boa aparência, principalmente se ele for revestido de couro. Você também pode usar um pano úmido com sabão neutro para limpar a peça e remover as sujeiras deixadas pelas mãos.
Cuidado com silicone “Evite usar um pano muito molhado, pois a água em excesso pode causar infiltrações e estragar ainda mais o revestimento e a espuma”, diz Gomes. “Outro cuidado na limpeza é evitar o silicone. Ele contém álcool na sua composição, que pode danificar o volante se usado com frequência.”
Como trocar o volante
Se você comprou um carro novo e o volante apresentou desgaste em pouco tempo, pode ser que o material usado na fabricação do componente seja de baixa qualidade. Nesse caso, se o carro ainda estiver na garantia, você pode pedir a troca do item na concessionária.
Mas isso é cada vez mais raro, pois os volantes são feitos de materiais resistentes e alguns modelos têm até uma camada protetora contra os raios solares. Os vidros dianteiros também ajudam a proteger o volante do sol.
Se o seu volante estiver muito desgastado, você pode procurar um profissional para restaurá-lo. Se somente a cobertura de borracha estiver danificada, ele vai lixar a superfície para tirar a camada brilhante e deixar a parte fosca.
Depois, ele vai aplicar uma pasta emborrachada para corrigir as imperfeições. Quando secar, ele vai lixar novamente e colocar uma camada de borracha da mesma cor do volante.
Veja outros artigos parecidos com Recupere a elegância do seu volante desgastado veja todos os conteúdos da nossa categoria Cuidados com o carro.
Veja também