10 Dicas para manutenção de carros

Continua após a publicidade..

A manutenção de carros é fundamental para mantê-lo em boas condições, e evitar acidentes

Também pode ajudar a garantir sua segurança, da mesma forma garantir a segurança de seus passageiros e de seus colegas motoristas.

Conteúdo deste artigo

Veja também:

Aqui estão algumas maneiras de manutenção de carros que certamente vão ajudar a manter seu carro funcionando sem problemas.

Lembrando que todas essas dicas são válidas para manutenção de carro próprio e também quando você for alugar um carro para viajar, fique atento às dicas.

Continua após a publicidade..

Inspecionar e manter os pneus para manutenção de carros

manutenção de carros
Divulgação: Freepik

Saber como manter a pressão dos pneus do seu carro pode ajudar a reduzir o desgaste dos pneus e ajuda a garantir que você tenha um bom consumo de combustível.

Portanto, verificar a pressão dos pneus inclui encontrar a pressão recomendada, verificar o PSI e encher ou esvaziar os pneus de acordo.

Um pneu furado é certamente um perigo que pode se tornar pior para você e seu carro.

Continua após a publicidade..

Portanto, existem várias medidas preventivas que você pode tomar para ajudar a evitar um estouro, incluindo girar seus pneus a cada 5.000 a 10.000 milhas e observar os recalls de pneus.

Para uma boa manutenção de carros, troque o óleo

Em primeiro lugar, troque o óelo para realizar a manutenção de carros.

Ou seja, verificar e trocar rotineiramente o óleo do seu carro é essencial para manter o motor em condições de funcionamento.

Continua após a publicidade..

Verifique seu óleo a cada mês e troque-o conforme indicado no manual do proprietário do carro.

Você mesmo pode trocar o óleo ou levá-lo a um centro de serviço. Mas, se você optar por fazer isso sozinho. Aprenda as etapas necessárias para drenar o fluido, definir o nível de óleo correto e descartar o óleo antigo.

Da mesma forma, você também deve saber qual tipo de óleo de motor é melhor para o seu carro, independentemente de você trocar o óleo ou levá-lo a um centro de serviço.

Isso geralmente significa considerar três coisas, a viscosidade do óleo, se deve usar óleo sintético ou não sintético e a quilometragem do seu carro.

Continua após a publicidade..

Verifique os fluidos

Existem vários fluidos que devem ser mantidos nos níveis adequados para ajudar a manter seu carro funcionando corretamente.

Você ou seu mecânico devem verificar:

  • Óleo de motor
  • Refrigeração
  • Fluido de direção hidráulica
  • Fluido de freio
  • Fluído de transmissão

Certamente, um vazamento com qualquer um desses fluidos pode afetar consequentemente a maneira como seu carro dirige.

Se você detectar um vazamento, poderá identificar o fluido pela cor. Isso pode ajudar você e seu mecânico a determinar de onde vem o vazamento. Também pode ajudar a acelerar o processo de reparo.

Teste as luzes

Outra etapa importante da manutenção de carros é verificar as luzes.

Uma lâmpada quebrada ou queimada é um risco à segurança e pode gerar uma multa.

Aprenda a inspecionar minuciosamente cada lâmpada em seu carro. Portanto, se uma lâmpada estiver quebrada, leve seu carro a um especialista para determinar se é a lâmpada ou o fusível que precisa ser substituído.

Os faróis são as principais luzes de segurança do seu carro. Considere dar alguns passos extras para ajudar a mantê-los brilhando, como limpar as lentes e substituir as lâmpadas quando elas começarem a escurecer.

Substitua os limpadores de pára-brisa

Se seus limpadores não estiverem funcionando como costumavam, não deixe o problema persistir.

Lâminas danificadas ou gastas podem reduzir a visibilidade durante uma chuva forte ou uma tempestade.

Saber inspecionar as palhetas do limpador regularmente e substituí-las quando necessário é uma maneira de ajudar a manter seu carro seguro.

Troque o filtro de ar do motor

Um filtro de ar do motor sujo pode permitir a entrada de sujeira e outras partículas no motor do seu carro e reduzir sua eficiência.

Assim, é importante inspecionar o filtro de ar do seu carro uma vez por ano e substitua-o conforme necessário.

Verificações regulares

Algumas tarefas rotineiras de cuidados com o carro podem ser feitas em casa, mas outras exigem técnicos treinados.

Leve seu carro a um técnico se a luz do motor de verificação acender. Técnicos treinados podem diagnosticar o problema através da porta de diagnóstico a bordo do carro.

Uma oficina qualificada também poderá inspecionar e substituir outros componentes principais, como o alternador e os rolamentos das rodas.

Agendar ajustes regulares ajudará a garantir que seu carro também tenha outros itens de manutenção reparados.

Verifique seus freios

Uma das etapas de manutenção de carros mais importes.

As pastilhas de freio do seu carro também requerem inspeção regular. Ao dirigir, ouça qualquer ruído de freio e preste atenção ao estremecimento ou vibração do pedal do freio.

Se surgir alguma dúvida, consulte um centro de serviço o mais rápido possível.

Lave seu carro

Reprodução: Freepik

Seu carro está sujeito a todos os tipos de elementos, desde sal da estrada e gelo derretido no inverno até seiva de árvores e excrementos de pássaros no verão.

Alguns desses riscos não são apenas desagradáveis, mas podem causar danos à pintura e ao material rodante.

Manter seu carro limpo pode ajudar a evitar danos a longo prazo. Encontre o método de lavagem de carros que funciona para você e lave seu carro regularmente.

Verifique as correias e mangueiras

Manter os cintos e mangueiras do seu carro em boas condições pode ajudar a manter o seu carro funcionando e pode ajudá-lo a evitar uma avaria na estrada.

Por exemplo, se o cinto de serpentina quebrar enquanto você estiver dirigindo, isso pode causar falhas em muitos dos sistemas do seu carro.

Ter suas correias e mangueiras verificadas a cada troca de óleo ajudará a garantir que estejam em boas condições e não precisem ser substituídas.

Em suma, manter seu carro em boa forma pode ajudar a manter você e seus passageiros seguros. E lembre-se, se você não tiver certeza sobre como inspecionar ou substituir uma peça do carro, entre em contato com um mecânico local para obter ajuda.

Veja outros artigos parecidos com 10 Dicas para manutenção de carros veja todos os conteúdos da nossa categoria Cuidados com o carro.

Autocar

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *