Embreagem de carro: Dicas infalíveis para prolongar sua vida útil
Você sabe cuida da sua embreagem de carro? Embora cada vez menos pessoas estejam dirigindo carros com transmissões manuais, aqueles que o fazem desejarão prolongar a vida útil da embreagem.
As transmissões manuais são uma espécie em extinção. Mas para aquelas pessoas que ainda desfrutam dos prazeres de dirigir um carro com três pedais, independentemente do tráfego ou de quão cansativo possa ser em determinadas circunstâncias.
Temos essas 5 dicas para ajudar você a cuidar da sua embreagem de carro, para que ela dure o maior tempo possível.
A embreagem, é o componente da transmissão que equaliza a velocidade de rotação do motor com a da caixa para que as trocas de relação sejam feitas da forma mais suave possível.
Ccomo tal, não é um componente econômico, por isso você não quer ter que mudá-lo muitas vezes.
Use o freio de estacionamento para dar a partida em declives
É um dos truques mais conhecidos dos motoristas de carros com transmissão manual e um dos favoritos dos motoristas iniciantes.
Ao usar o freio de estacionamento para evitar que o carro ande para trás em declives, você estará reduzindo a carga que coloca na embreagem e, assim, prolongando sua vida útil.
Não 'deslize' o pedal para começar a se mover
Ele anda de mãos dadas com a dica número um. Alguns usam a embreagem para parar o carro em ladeiras para que ele não deslize.
Dessa forma, você faz com que a embreagem entre em atrito e aqueça, encurtando sua vida útil.
Use ponto neutro quando parado
Trata-se de usar a embreagem o mínimo possível para que ela dure mais. Ao parar em um semáforo ou cruzamento, evite manter a primeira marcha engatada com o pedal pressionado.
Em vez disso, coloque o carro em ponto morto e engate a primeira marcha alguns segundos antes de dar a partida quando a luz ficar verde.
Não apoie o pé esquerdo no pedal
Os carros têm um apoio para os pés do lado esquerdo da embreagem e, se houver, é para você descansar o pé quando não estiver usando a embreagem.
Atrás do pedal existem componentes que colidem e geram calor quando você apoia o pé sobre ele, porque tecnicamente você está pressionando o pedal, embora não completamente.
Não force a embreagem em vão
É outro ponto fácil de obter. Ao dar a partida, certifique-se de que a rotação do motor não esteja muito alta. Tente acelerar apenas o necessário para que, ao soltar a embreagem.
Você possa colocar o carro em movimento com o mínimo de estresse possível nos componentes da transmissão.
Ainda assim, os carros modernos são capazes de fornecer uma boa dose de torque desde o início, e é por isso que, a menos que você esteja em uma colina, poderá começar com apenas um toque no acelerador.
Aproveite também para nos seguir no Google Noticias e ficar por dentro de todas as novidades do site.
Veja outros artigos parecidos com Embreagem de carro: Dicas infalíveis para prolongar sua vida útil veja todos os conteúdos da nossa categoria Cuidados com o carro.
Deixe um comentário
Veja também