Aprenda a como ser um bom motorista

Continua após a publicidade..

Veja a seguir, algumas dicas de como ser um bom motorista.

Uma lista de recomendações para melhorar os hábitos de condução, sempre a favor de uma maior segurança para todos os utentes da via pública

Ao dirigir em vias públicas, é muito perceptível perceber que a maioria das pessoas que viajam conosco não tem o treinamento necessário para operar um veículo. No entanto, precisamos compartilhar espaços com cada um deles.

Felizmente, temos uma série de dicas simples que exigem mais do que tudo uma mudança de comportamento. Em favor de nos tornarmos melhores motoristas.

Para realizar nossas transferências com segurança para todos os usuários.

Conteúdo deste artigo

Conheça seu carro

O primeiro passo para ser um bom motorista é conhecer seu carro.

Atualmente, a maioria dos carros à venda em nosso país contém um grande número de comodidades e recursos que podem levar muito tempo para aprender a usá-los.

Continua após a publicidade..

É por isso que é muito importante conhecer todas as funções que o nosso carro equipa.

Desde como ajustar nossos espelhos retrovisores até saber quando é aconselhável usar faróis altos e faróis de neblina.

Conhecer o funcionamento dos componentes é de vital importância e dependerá muito da marca ou modelo, para conhecer seu funcionamento.

Continua após a publicidade..

Embora existam alguns fatores que devemos verificar com frequência, porque eles são encontrados em todos os carros novos e usados ​​à venda em nosso país e são os pneus.

Eles são talvez um dos componentes mais importantes em nossos carros, juntamente com os motores, e representam o ponto de contato com a estrada.

Verificar o nível de desgaste, bem como ajustar a pressão necessária também é de extrema importância para obter um desempenho correto a bordo do nosso carro.

Continua após a publicidade..

O mesmo vale para os fluidos do motor, verificá-los e ajustá-los antecipadamente pode evitar reparos dispendiosos.

Dirija com cortesia

Ao partilhar a estrada com outros utentes, obriga-nos a ter plena consciência do que está a acontecer, de modo a ter mais hipóteses de evitar um acidente em caso de eventualidade.

Além disso, é sempre aconselhável conhecer os percursos em que circulamos e planear os nossos percursos com antecedência, de forma a estar a par de partidas ou mudanças de direção, para os fazer com precaução.

Não custa nada ceder, alinhar de forma ordenada e nunca conduzir ao longo de bermas ou caminhos destinados a ciclistas ou peões.

Continua após a publicidade..

Além disso, é imperativo sinalizar corretamente nossos movimentos e realizá-los com antecedência.

Não se distraia enquanto dirige

A sociedade moderna exige que estejamos conectados o tempo todo e a maioria das pessoas tem muito o que fazer, mesmo quando sai do local de trabalho.

No entanto, a condução distraída é uma das principais causas de acidentes entre a população.

É muito importante não cair em distrações durante a condução, como fazer chamadas ou enviar mensagens, mas se for inevitável, sempre haverá uma alternativa de conectividade disponível para o nosso carro.

Desta forma, podemos estar atentos a qualquer situação que possa comprometer a nossa segurança e a de outros utilizadores que possam estar sob a mesma pressão que nós.

Conheça e respeite as regras de trânsito

O fato de existirem regras de trânsito ou regras de condução de qualquer tipo é justamente para oferecer segurança a todos os usuários dos espaços públicos, e melhorar a convivência entre todos.

De não invadir uma faixa de pedestres, fazer curvas proibidas, respeitar o limite de velocidade e usar a faixa da esquerda apenas para passar. Entre outras regulamentações, elas permitirão uma circulação e convivência mais saudável entre todos os motoristas.

Na estrada também é muito importante levar em consideração o uso de faróis altos e faróis de neblina. Sabendo que o ofuscamento pode causar um acidente grave.

Dirija de acordo com as condições

Muitos dos fatores não estão sob nosso controle quando dirigimos, por isso devemos levá-los a sério e agir de acordo com as condições que são tratadas, sejam elas fatores climáticos, as estradas ou outros usuários destas.

Dirigir na chuva tem sérios efeitos no desempenho de muitos componentes vitais do nosso carro.

Por isso é extremamente importante dirigir em uma velocidade mais moderada quando o pavimento está molhado, pois afeta diretamente a distância de frenagem.

Da mesma forma, é muito importante não tentar atravessar passagens alagadas.

Mas também é nossa responsabilidade manter os diferentes elementos funcionando corretamente, como os limpadores de para-brisa, para não comprometer a visibilidade.

Por fim, é muito importante não dirigir sob o efeito de substâncias que podem alterar nossa capacidade de reação e se tornar o gatilho de acidentes e situações que podem colocar nossas vidas em risco.

Aproveite também para nos seguir no Google Noticias e ficar por dentro de todas as novidades do site.

Saiba mais como ser um bom motorista, clique aqui.

Veja outros artigos parecidos com Aprenda a como ser um bom motorista veja todos os conteúdos da nossa categoria Cuidados com o carro.

Autocar

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *