Revisão fora da concessionária: entenda os riscos para a garantia
Quando se trata de carro 0 km, muitos brasileiros ainda optam por adquirir veículos seminovos ou usados. Afinal, os valores exorbitantes desses modelos novos podem ser um grande empecilho. No entanto, ao optar por um carro usado, é preciso ter cautela para não acabar com um veículo com vícios ocultos.
Uma das formas de manter o carro em perfeitas condições é a realização das revisões periódicas. Cada marca e modelo pode adotar um período ou quilometragem diferente para que o proprietário faça uma visita à rede de concessionária. De forma geral, elas ocorrem a cada 12 meses ou a cada 10 mil quilômetros, o que ocorrer primeiro.
Perigo da revisão fora da concessionária
Mas e se o proprietário não quiser fazer as revisões na concessionária da marca? Será que essa decisão fará ele perder a garantia de fábrica? Para responder essa pergunta, é preciso entender os dois tipos de garantia: a prevista em lei, com prazo de 90 dias, e a Garantia Contratual, oferecida pela fabricante além da que já é imposta pela lei, conforme o Art. 50 do Código de Defesa do Consumidor.
O que dizem as montadoras
De acordo com os manuais de veículos das principais marcas, como Fiat, Citroën e Volkswagen, a realização das revisões fora da rede autorizada pode acarretar na perda da garantia do veículo. Isso porque as montadoras não se responsabilizam por serviços feitos fora de sua rede de concessionárias, uma vez que não têm como garantir que o processo seguiu às normas pré-estabelecidas pela marca.
- A Fiat deixa claro que a perda de garantia ocorre "quando não são observadas as condições previstas no livreto de garantia do veículo".
- A Citroën também esclarece que "a não realização de todas as manutenções, reparos e regulagens em um concessionário Citroën, observadas as quilometragens e prazos previstos neste manual, resultará na perda da garantia".
- A Volkswagen revela que "a validade da garantia está condicionada à realização dos serviços em uma Concessionária Volkswagen, dentro dos limites de quilometragem ou de tempo previstos no livrete de Manutenção e Garantia".
Conclusão
Portanto, a resposta é simples: se a revisão for feita fora da rede autorizada pela fabricante, o proprietário corre o risco de perder a garantia do veículo. As montadoras deixam isso claro em seus manuais, cumprindo assim o Art. 50 do Código de Defesa do Consumidor, que exige que elas esclareçam as condições para a garantia ser válida.
Veja também o vídeo abaixo feito pelo canal Opinião Sincera e deixe um like.
Veja outros artigos parecidos com Revisão fora da concessionária: entenda os riscos para a garantia veja todos os conteúdos da nossa categoria Notícias.
Deixe um comentário
Veja também