Revista agora: Chevrolet Kadett híbrido que não paga IPVA e faz 32 km/l surpreende o mundo da automação!
Atualmente, a tendência de modernização e adaptação de carros antigos para tecnologias mais atuais vem ganhando destaque no mercado automobilístico. A prática conhecida como "restomod" tem sido uma forma de resgatar veículos clássicos e torná-los mais eficientes e atualizados, como é o caso da conversão de carros a combustão em elétricos ou híbridos.
Um exemplo interessante dessa transformação é o Chevrolet Kadett híbrido flex, realizado no Brasil por Caio Andreazzi Cintra, um engenheiro eletricista que se dedicou a essa reconversão automobilística. Em meio a essa evolução tecnológica dos veículos, surgem projetos inovadores que combinam a estética clássica dos automóveis antigos com a modernidade e eficiência dos sistemas elétricos e híbridos, conquistando destaque nas redes sociais e despertando o interesse de entusiastas da área automotiva.
A revolução dos restomods: conheça a história por trás do Chevrolet Kadett híbrido flex feito no Brasil
Conversão de carros antigos em modernos
Conversão de carros antigos em modernos não é novidade e tem até nome: “restomod”. A transformação de carros a combustão em elétricos também faz parte desse movimento, como os Gol GTi elétrico convertido pela FuelTech e o Chevrolet Celta elétrico que já mostramos por aqui. Mas também há espaço para híbridos.
O pioneiro Chevrolet Kadett híbrido flex
O criador do primeiro Kadett híbrido do mundo é Caio Andreazzi Cintra, de 37 anos, dono de uma oficina mecânica em São José dos Campos, no interior de São Paulo. Desde que abriu a oficina, fez inúmeros projetos como uma Chevrolet C10 com mecânica da VW Amarok V6 e uma Ford F-1000 com mecânica da Ram 1500. Porém, foi um Chevrolet Kadett com a mecânica de um Toyota Corolla híbrido flex que tornou a sua oficina conhecida em todo o Brasil.
A transformação do Kadett
Tudo começou com a ideia de um cliente em meados de 2022 em transformar um carro antigo em híbrido. Andreazzi sugeriu o Corolla híbrido, pois, na ocasião, era um modelo recém-lançado. Antes de comprar o carro antigo, Caio foi procurar o Toyota para ser fornecedor de peças e encontrou um com apenas 899 km rodados. A conversão completa durou quase seis meses e exigiu uma série de modificações no Chevrolet Kadett, que já foi o carro mais moderno da Chevrolet no Brasil.
Detalhes da conversão
Andreazzi adaptou o quadro de instrumentos digital, a direção elétrica e a central multimídia originais do Corolla. Os bancos, rodas, freios e todo o sistema de suspensão dianteiro também foram substituídos. Ainda faltam os sistemas autônomos, como piloto automático adaptativo, que já foram encomendados e serão instalados em breve.
Autonomia e investimento
O Kadett híbrido tem uma autonomia de 1.100 km e faz médias de 32 km/l na cidade e 26 km/l na estrada. O investimento no projeto chegou a R$ 320.000, mas Caio não se arrepende, pois conquistou clientes em todo o Brasil e até mesmo no exterior.
Futuros projetos
Como forma de agradecer aos fãs do Kadett, Andreazzi decidiu fazer um sorteio do carro. O próximo desafio é adaptar a mecânica de um Audi A6 2013 em um Chevrolet Opala.
Dos Gol GTi elétricos aos Kadett híbridos: a tendência dos carros antigos adaptados para te surpreender!
Conversão de carros antigos em modernos
Conversão de carros antigos em modernos não é novidade e tem até nome: “restomod”. A transformação de carros a combustão em elétricos também faz parte desse movimento, como os Gol GTi elétrico convertido pela FuelTech e o Chevrolet Celta elétrico que já mostramos por aqui. Mas também há espaço para híbridos.
O Chevrolet Kadett híbrido flex
Quatro Rodas está nos Canais do WhatsApp; clique e participe! É o caso do Chevrolet Kadett híbrido flex, feito no Brasil e que viralizou nas redes sociais: teve mais de 40 milhões de visualizações em vídeos no Facebook e no Instagram.
O criador do primeiro Kadett híbrido do mundo
O criador do primeiro Kadett híbrido do mundo é Caio Andreazzi Cintra, de 37 anos, dono de uma oficina mecânica em São José dos Campos, no interior de São Paulo. Desde que abriu a oficina, fez inúmeros projetos como uma Chevrolet C10 com mecânica da VW Amarok V6 e uma Ford F-1000 com mecânica da Ram 1500.
O processo de transformação
Tudo começou com a ideia de um cliente em meados de 2022 em transformar um carro antigo em híbrido. Andreazzi sugeriu o Corolla híbrido, pois, na ocasião, era um modelo recém-lançado. Antes de comprar o carro antigo, Caio foi procurar o Toyota para ser fornecedor de peças e encontrou um com apenas 899 km rodados.
Detalhes da conversão
A conversão completa durou quase seis meses e exigiu uma série de modificações no Chevrolet Kadett, que já foi o carro mais moderno da Chevrolet no Brasil. Andreazzi também adaptou o quadro de instrumentos digital, a direção elétrica e a central multimídia originais do Corolla.
Autonomia e economia de combustível
Algo que impressionou foi a autonomia do Kadett, que chega a 1.100 km, pois preservei o tanque de 60 litros original do carro enquanto o Corolla traz um tanque de 43 litros. Ele atribui toda essa economia de combustível ao fato do Kadett ser 230 quilos mais leve que um Corolla e por ser um modelo esportivo e, portanto, mais baixo, com linhas e elementos aerodinâmicos que o tornam ainda mais econômico.
O custo do projeto
Mesmo com o motor de um carro 2021, o investimento no projeto chegou a R$ 320.000. “O custo foi alto mesmo, mas não me arrependo, pois fiz um projeto dos sonhos e acabei conquistando clientes do Brasil inteiro, tenho até um modelo que vou exportar para o Japão”, conta Caio.
O sorteio do Kadett híbrido
Como forma de agradecer ao público que virou fã do Kadett, Andreazzi decidiu fazer um sorteio do Kadett híbrido. “Foi a maneira que encontrei de agradecer pelo menos um pouco a esses admiradores do meu trabalho.”
Próximos desafios
A próxima transformação já está em andamento e é bem desafiadora segundo Caio: ele vai adaptar a mecânica de um Audi A6 2013 em um Chevrolet Opala.
Veja outros artigos parecidos com Revista agora: Chevrolet Kadett híbrido que não paga IPVA e faz 32 km/l surpreende o mundo da automação! veja todos os conteúdos da nossa categoria Notícias.
Deixe um comentário
Veja também