Acidentes de trânsito – principais causas e como evitá-las
Mesmo com o Brasil sendo um dos países que mais investe em campanhas de conscientização contra acidentes de trânsito e visando uma maior segurança na rua para todos os motoristas; o país ainda possui números muito altos se tratando de acidentes de trânsito, segundo levantamento feito pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, aproximadamente 11 mil pessoas morrem em 2021 em decorrência de acidentes de trânsito no Brasil, número que faz com que o país ocupasse a 5° posição mundial entre os recordistas de mortes no trânsito.
Uma das formas de evitar os acidentes de trânsito é conhecer os mesmos, uma vez em que você possui conhecimento de como eles acontecem consegue evitar situações em que eles estão propensos a acontecer. Confira neste artigo um pouco mais sobre os principais acidentes de trânsito e como evitá-los.
O que caracteriza um acidente de trânsito?
Se é possível dizer que quaisquer eventos inesperados que ocorram envolvendo um veículo se é considerado um acidente de trânsito. Uma vez em que você acaba colidindo com outro veículo, pedestre, animais ou quaisquer obstáculos que possam estar presentes na via, então você se envolveu em um acidente de trânsito.
Quais os tipos de acidentes de trânsito mais frequentes?
Como visto acima, os acidentes de trânsito podem ser os mais diversos, uma vez em que quaisquer colisões envolvendo seu automóvel se é considerado um acidente; entretanto, é certo que existem aqueles incidentes considerados mais comuns e que estão mais propensos a ocorrer no dia a dia. Confira a seguir uma lista com os 5 tipos de acidentes de trânsito mais frequentes.
Colisão traseira
O acidente mais frequente é a típica colisão traseira, onde veículos que estão indo na mesma direção acabaram se colidindo. Ou seja, o automóvel que vem atrás não consegue frear e acaba colidindo com o carro que está à sua frente.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, cerca de 13 mil colisões traseiras acontecem anualmente no país, e sua causa principal é a falta de atenção mais a ausência de distância do veículo que está à sua frente;
Saída de pista
A chamada saída de pista ocorre quando um motorista não consegue se manter em sua pista, seja invadindo a contramão ou áreas externas; tal situação acontece por falta de atenção ou falhas mecânicas em algum componente do veículo, em muitos dos casos essa situação acaba fazendo com que o carro acabe se chocando com obstáculos que estão às margens da via, como muretas, muros, postes e até mesmo pedestres;
Capotamento
Apesar de não parecer tão comum casos de capotamento totalizaram 11,3% dos acidentes com vítimas fatais no ano de 2018, porcentagem que chega a representar 6.109 acidentes. O capotamento ocorre quando um veículo pelos mais diversos fatores acaba perdendo o contato com a via e girando em seu próprio eixo, chegando a ter seu teto em contato com o solo e só então parando em alguma posição.
Os fatores para que um capotamento aconteça são diversos, excesso de velocidade, pneus velhos e sem manutenção e veículo com muita carga são uns dos principais motivos;
Colisão frontal
Sendo a situação contrária da “colisão traseira” a frontal acontece quando dois carros que estavam em direções opostas acabam se chocando. A principal causa das colisões frontais são pelas ultrapassagens perigosas, além de uma falta de atenção do motorista como dirigir com sono ou sob efeito de álcool e drogas, fazendo com que a coordenação motora seja prejudicada e o motorista invada a pista contrária;
Colisão com objetos fixos
Como o nome sugere esse tipo de acidente acontece quando um veículo isolado acaba se chocando com um objeto fixo presente na pista, podendo ser um canteiro, mureta de proteção, semáforos, etc.
Essa colisão acontece principalmente pela distração do condutor, muitas vezes dirigindo sob efeitos de remédios ou álcool, com problemas de visão, cansaço e entre outros;
Qual é a maior causa de morte no trânsito?
Quando o assunto acaba sendo acidentes que resultam em mortes no trânsito as causas não são muito diferentes das citadas anteriormente; entretanto, este tópico necessita de uma especificação mais detalhada sobre os acidentes, siga:
- Falta de atenção do motorista: a simples falta de atenção de um motorista é a principal causa de mortes em estradas. Sendo responsável por aproximadamente 21% dos acidentes com mortes no ano de 2019;
- Falta de atenção do pedestre: assim como um motorista desatento pode causar fatalidades, um pedestre nesta condição está ainda mais propício a falecer; a falta de atenção por parte do pedestre é responsável por cerca de 17,2% dos acidentes com mortes;
- Não seguir normas de trânsito: responsável por 16,8% dos acidentes com mortes a desobediência às normas de trânsito se torna um dos principais causadores de incidentes, sendo elas com mortes ou não;
- Ultrapassagens indevidas: um dos acidentes mais fatais se dá através das colisões frontais, essa que no geral acontece por tentativas de ultrapassagens indevidas pelo motorista. A ultrapassagem indevida representa 6,2% dos acidentes com mortes no país.
Como evitar acidentes de trânsito
Definitivamente, os acidentes de trânsito são situações imprevisíveis e inesperadas, sendo impossível estar 100% longe delas; entretanto, isso não significa que não existam formas que diminuam a possibilidade de você acabar se envolvendo em um acidente.
Se é possível adotar algumas medidas que irão minimizar a probabilidade de que você como motorista acabe se envolvendo em tais situações inesperadas.
A primeira delas é simples e que jamais deve ser ignorada:
- Manutenção e revisão do veículo: muitas das situações de acidentes de trânsito acontecem porque algum componente do automóvel acabou falhando repentinamente! Por isso, é de extrema importância que você mantenha uma visita regular a um mecânico de confiança, que mantenha os pneus sempre balanceados e visite uma loja de pneus quando for necessário fazer a troca, realize a troca de óleo, mantenha os freios calibrados, etc.
A segunda medida que irá minimizar suas chances de se envolver em um acidente de trânsito está em adotar um estilo de direção defensivo; saiba um pouco mais sobre este estilo de direção no tópico a seguir.
Qual é o princípio da direção defensiva?
A chamada direção defensiva está basicamente relacionada a premissa de que todos os acidentes de trânsito se dão através de uma falha humana, seja negligência com os cuidados com o carro ou imprudência na forma de dirigir.
Uma vez em que os acidentes se dão através de falhas humanas a direção defensiva foca em dirigir utilizando medidas que previnam tais situações; como por exemplo: seguir todas as regras de trânsito, não realizar ultrapassagens, manter uma distância segura do veículo à sua frente, manter-se focado durante todo o trajeto, etc.
O que é maio Amarelo no trânsito?
Como citado anteriormente, o Brasil possui diversas campanhas de conscientização visando uma diminuição de acidentes e mortes no trânsito. E, uma das campanhas mais conhecidas é o chamado “maio amarelo” que possui como proposta chamar a atenção para com o alto índice de acidentes em todo o mundo e durante este mês em específico se é colocado em pauta o tema da segurança no trânsito na tentativa de mobilizar e conscientizar toda a população.
Veja outros artigos parecidos com Acidentes de trânsito – principais causas e como evitá-las veja todos os conteúdos da nossa categoria Segurança.
Deixe um comentário
Veja também