Novo Toyota Yaris Sedan: o sedã compacto que virá híbrido para enfrentar o Honda City
A Toyota está trabalhando no Yaris Cross, o SUV compacto que será feito em Sorocaba (SP) com a plataforma DNGA, uma adaptação da TNGA usada no Corolla e Corolla Cross. Mas a marca já tem outro modelo na agenda para lançar em 2025 com propulsão híbrida-flex: o Yaris Sedan.
O novo Yaris Sedan por dentro e por fora
O sedã da Toyota já está em sua nova geração na Ásia e em alguns países das Américas, como o México. Fomos até as concessionárias mexicanas para ver de perto como é o futuro rival do Honda City, que já teve suas patentes reveladas no Brasil e que vai aproveitar muitas das tecnologias do SUV.
A planta de Sorocaba já está sendo adaptada para receber a DNGA, que também será usada no Yaris Sedan. O sedã terá muitos elementos em comum com o Yaris Cross, incluindo o sistema híbrido-flex com o motor 1.5 atualizado, que terá injeção direta de combustível. Esse motor já é feito em Porto Feliz (SP) na versão atual, o que pode facilitar a atualização e nacionalização, aumentando as chances de ele ser oferecido no Brasil.
No México, o Yaris Sedan usa o motor 1.5 com injeção direta, mas sem hibridização. Ele rende 106 cv e 14,1 kgfm de torque com gasolina, mas no Brasil ele será flex e híbrido, se a Toyota cumprir o que prometeu sobre seus próximos lançamentos.
Tamanho e espaço interno
O novo Yaris Sedan ficou um pouco maior que o modelo atual vendido no Brasil: ele tem 4.425 mm de comprimento (+ 5mm), 1.740 mm de largura (+ 10 mm), 1.480 mm de altura (+5 mm) e 2.620 mm de entre-eixos (+ 70 mm). O porta-malas tem volume de 475 litros, apenas dois litros a mais que o antecessor.
O sedã oferece um bom espaço interno para os passageiros. Ele tem alguns detalhes interessantes, como porta-copos nas portas traseiras, assim como no Corolla Cross, mas o acabamento é simples, algo que a Toyota deve melhorar no Brasil para ficar mais próximo ao Honda City. Mesmo na versão intermediária das fotos, ele já tem itens como botão de partida, central multimídia com espelhamento, faróis em LEDs e ar-condicionado automático.
Previsão de lançamento
A chegada do novo Yaris Sedan ao Brasil está prevista para entre 2024 e 2025. A Toyota já havia confirmado ao Motor1.com que o sedã estava nos planos da marca, por ser um segmento importante e estratégico. O hatch deve ser substituído pelo Yaris Cross nas concessionárias, mas há um público específico para o sedã em sua nova geração.
Veja outros artigos parecidos com Novo Toyota Yaris Sedan: o sedã compacto que virá híbrido para enfrentar o Honda City veja todos os conteúdos da nossa categoria Notícias.
Deixe um comentário
Veja também