Flagra: Nova geração da Renault Master pode surpreender em 2024 com propulsão a hidrogênio
A linha 2023 do Renault Master foi apresentada ao mercado brasileiro em janeiro do ano passado, trazendo consigo um novo design e um motor 2.3 turbodiesel mais potente. Embora a geração atual esteja há mais de 10 anos na Europa, a marca já está testando um substituto que pode chegar em breve.
Flagra da Nova Geração
A primeira vez que avistamos a nova geração do Renault Master foi em janeiro, quando a marca estava realizando testes em condições de baixas temperaturas no norte da Europa. Agora, durante o verão europeu, o Master foi flagrado novamente em testes com temperaturas mais elevadas, mais ao sul do continente. Esse flagra revela um pouco menos de camuflagem em comparação ao anterior, mas ainda não é suficiente para revelar grandes detalhes do design.
Ao olhar mais de perto, é possível notar que tanto os faróis quanto as lanternas parecem ser componentes de produção. No entanto, devido à camuflagem ainda presente, é difícil determinar sua forma final. O que podemos adiantar é que o novo furgão ou van provavelmente adotará a linguagem visual atual da Renault, caracterizada por faróis mais recortados e um design mais arredondado.
Nova Motorização
O modelo comercial do Renault Master deverá trazer novidades em sua motorização. Atualmente, a Renault já possui uma versão elétrica do Master na Europa, equipada com uma pequena bateria de 55 kWh, o que proporciona uma autonomia de aproximadamente 190 km de acordo com o padrão WLTP. Embora não seja uma distância impressionante, a boa notícia é que seu sucessor poderá contar com uma bateria consideravelmente maior, o que aumentará sua autonomia e, consequentemente, sua capacidade para realizar entregas entre cidades.
No entanto, é importante ressaltar que a versão elétrica não será a mais popular do furgão. Assim como no Brasil, na Europa, as vans e furgões a diesel ainda dominam as vendas no segmento de veículos comerciais leves. Portanto, é esperado que o novo Renault Master conte com pelo menos uma versão movida a diesel, apesar das normas de emissões cada vez mais rígidas no continente. O modelo atual é vendido com um motor 2.3 turbodiesel que oferece até 180 cavalos, e é provável que esse motor seja mantido na nova geração. No Brasil, o propulsor entrega apenas 136 cv.
Rumores de uma Versão a Hidrogênio
Há rumores de que o novo Master poderá ganhar uma variante movida a hidrogênio. A Renault já apresentou no passado o Master H2-TECH como um projeto piloto de veículo comercial com célula de combustível, o que sugere que o novo modelo comercial possa trazer novidades nesse sentido. A expectativa é que a nova geração do Renault Master seja apresentada ao mercado europeu no próximo ano, podendo ser lançada como linha 2024 ou 2025.
Galeria de imagens
Veja outros artigos parecidos com Flagra: Nova geração da Renault Master pode surpreender em 2024 com propulsão a hidrogênio veja todos os conteúdos da nossa categoria Notícias.
Veja também