Rivian adota o padrão de carregamento da Tesla
A fabricante de veículos elétricos Rivian anunciou que concordou em adotar o padrão de carregamento da Tesla, dando aos clientes acesso à maior rede de carregamento dos Estados Unidos e impulsionando a iniciativa da Tesla de estabelecer o padrão da indústria.
Acesso à rede de carregamento da Tesla
Os clientes da Rivian, que possuem sua própria rede de carregadores rápidos, poderão utilizar os 12.000 Superchargers da Tesla nos Estados Unidos e no Canadá a partir da primavera de 2024, conforme anunciado pela empresa sediada em Irvine, Califórnia. A Rivian também informou que tornará o porto de carregamento no estilo Tesla padrão em seus veículos a partir de 2025.
Acordos comparáveis
A Tesla já fechou acordos comparáveis nas últimas semanas com a General Motors e a Ford. Enquanto outras montadoras têm acesso à rede de carregamento da Tesla, a Tesla tem a oportunidade de lucrar com a venda de energia para um grupo maior de motoristas de veículos elétricos.
Importância do carregamento confiável
As montadoras precisam ter acesso a um carregamento confiável para diminuir os receios dos clientes de ficarem sem energia, mas a maioria delas, com exceção da Tesla, evitou construir suas próprias redes.
Instalar e manter uma rede de carregadores requer investimento substancial para retornos ainda limitados, devido ao número relativamente pequeno de veículos elétricos de outras montadoras nas estradas, de acordo com analistas.
Superchargers da Tesla
Os Superchargers da Tesla representam cerca de 60% dos carregadores rápidos disponíveis nos Estados Unidos, de acordo com o Departamento de Energia dos Estados Unidos.
Os serviços e outras receitas, incluindo as taxas de uso dos Superchargers da Tesla, representaram pouco menos de 10% da receita no último trimestre. A empresa não divulga separadamente a receita de carregamento.
Expansão da rede de carregamento da Rivian
O CEO da Rivian, RJ Scaringe, afirmou em comunicado que o acordo permitirá que os compradores de caminhonetes e utilitários esportivos elétricos da Rivian "aproveitem a extensa rede de Superchargers da Tesla".
Padrões de carregamento alternativos
A Tesla conseguiu avançar significativamente na substituição de um padrão concorrente conhecido como Combined Charging System, que tinha o apoio anterior da administração Biden, que está oferecendo US$ 7,5 bilhões em financiamento para acelerar a implantação de carregadores de VE nos Estados Unidos.
Para se qualificar para parte desse dinheiro federal, a Tesla precisou abrir sua rede para carregamento.
O padrão de carregamento da Tesla era proprietário até novembro, quando a empresa tornou o design e as especificações públicas e renomeou a tecnologia como Padrão de Carregamento da América do Norte.
"É ótimo ver a indústria se unindo para adotar o Padrão de Carregamento da América do Norte", afirmou Rebecca Tinucci, diretora sênior de infraestrutura de carregamento da Tesla, em comunicado.
Padrões de outros países
Fabricantes e operadoras de carregadores do sistema CCS, como ABB E-mobility North America, uma unidade da empresa industrial suíça ABB, Tritium DCFC, EVgo e FreeWire, correram para anunciar a adição de plugues NACS aos seus postos de carregamento desde os anúncios da Ford e da GM.
A Rivian, que produz a caminhonete R1T e o utilitário esportivo R1S, continuará a expandir sua própria rede de carregamento, conforme declarado pela empresa. A empresa já havia anunciado anteriormente planos de construir mais de 3.500 estações de carregamento.
A China, maior mercado mundial de veículos elétricos, possui seu próprio padrão de carregamento. Montadoras do Japão, como a Toyota e a Nissan, promoveram outro padrão conhecido como CHAdeMo.
Veja outros artigos parecidos com Rivian adota o padrão de carregamento da Tesla veja todos os conteúdos da nossa categoria Notícias.
Veja também