Governo Lula apoia empresa de ônibus ELÉTRICOS fabricados no Brasil

Continua após a publicidade..

Eletra inaugura fábrica de ônibus elétricos com tecnologia nacional em São Bernardo do Campo.

A Eletra, empresa brasileira especializada em mobilidade sustentável, anunciou a abertura de uma nova unidade fabril em São Bernardo do Campo (SP), dedicada à produção de ônibus elétricos com tecnologia 100% nacional. A fábrica tem capacidade inicial para fabricar 150 ônibus elétricos por mês e recebeu a visita do presidente Lula e de ministros em seu evento de inauguração.

Continua após a publicidade..

O investimento faz parte de um plano de R$ 150 milhões para o desenvolvimento de veículos limpos no país. A expectativa é que a nova fábrica produza 1.800 ônibus elétricos por ano, podendo chegar a 2.700 no futuro, e gere 500 empregos diretos nos próximos dois anos, além dos indiretos na cadeia de fornecedores e parceiros, como a Weg (responsável pelos componentes elétricos), a Caio (responsável pelas carrocerias) e a Scania e Mercedes, que fornecem as plataformas dos novos ônibus.

Lula defende apoio do governo à eletrificação do transporte público

Durante a visita à fábrica da Eletra, o presidente Lula destacou a importância de investir em eletrificação do transporte público com tecnologias nacionais, como forma de aumentar a competitividade do Brasil frente às empresas estrangeiras.

Continua após a publicidade..

Lula também defendeu a participação ativa do governo em políticas públicas que incentivem a substituição dos ônibus movidos a diesel por veículos elétricos, que são mais econômicos e menos poluentes.

Além do presidente e do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento (MDIC), Geraldo Alckmin, também estiveram presentes na comitiva sete ministros.

O vice-presidente e ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, afirmou que a iniciativa da Eletra faz parte do processo de “neoindustrialização” que o governo está implementando.

Continua após a publicidade..

O presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico, Ricardo Bastos, que foi um dos convidados, elogiou a visita presidencial.

A diretora executiva da Eletra, Iêda de Oliveira, que também coordena o Grupo de Veículos Pesados da ABVE, disse que a visita presidencial representa um marco para a indústria do transporte sustentável no Brasil.

Eletra produz diversos modelos de ônibus elétricos

A Eletra é uma empresa pioneira na produção de ônibus elétricos no Brasil. Os veículos têm tecnologia de tração elétrica e eletrificação e-Bus Eletra, carroceria Caio eMillennium, motor elétrico, inversor e baterias WEG – e chassis Mercedes-Benz e Scania, fabricados no Brasil.

Continua após a publicidade..

Entre os modelos de ônibus elétricos produzidos pela Eletra estão:

  • Ônibus elétrico 10m – Midi (tração elétrica e eletrificação e-Bus Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos, inversores e baterias WEG).
  • Ônibus elétrico 12,1m (tração elétrica e eletrificação e-Bus Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos, inversores e baterias WEG);
  • Ônibus elétrico 12,8m – Padron (tração elétrica e eletrificação e-Bus Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos, inversores e baterias WEG);
  • Ônibus elétrico 15m (tração elétrica e eletrificação e-Bus Eletra, chassi Scania, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos, inversores e baterias WEG);
  • Ônibus elétrico 21,5m – Articulado (tração elétrica e eletrificação e-Bus Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos, inversores e baterias WEG).
  • e-Trol – ônibus elétrico desenhado especialmente para operações em vias segregadas e BRT (Bus Rapid Transit), com um sistema inovador de recarga de baterias durante o trajeto e grande autonomia sem contato com a rede aérea.

A transição energética no transporte público irá demandar cada vez mais ônibus elétricos. E ainda que haja poucos munícipios com iniciativas nesse campo, esse movimento deve aumentar nos próximos anos.

Nesse cenário, haverá concorrência de empresas internacionais, principalmente chinesas, mas também haverá oportunidade para avançarmos com as tecnologias nacionais, uma boa chance para modernização da nossa indústria no contexto de eletrificação.

Veja outros artigos parecidos com Governo Lula apoia empresa de ônibus ELÉTRICOS fabricados no Brasil veja todos os conteúdos da nossa categoria Notícias.

Autocar

Veja também